Victor Lamas - Divulgação
Victor LamasDivulgação
Por O Dia

Rio - A Faculdade Senac RJ é uma joia do nosso sistema de formação de profissionais e carrega o DNA do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: oferecer não só o melhor ensino possível, mas uma conexão direta com o mercado de trabalho. Formar por formar, não nos serve. Formamos para empregar os milhares de jovens que todos os anos sentam em nossos bancos escolares, bibliotecas, laboratórios para que consigam o emprego de suas vidas. Para que se realizem profissionalmente e consequentemente, alcancem seus sonhos e metas.

Foi com muito investimento da Fecomércio RJ, muita dedicação do corpo de professores e funcionários, e um inesgotável esforço coletivo, que a Faculdade Senac RJ conquistou nota 4 junto ao Ministério da Educação. Não apenas o Curso Superior de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cujo resultado saiu mais recentemente, depois de avaliação recente do MEC. Atualmente a própria faculdade e todos os cursos da faculdade têm nota 4, o equivalente ao conceito muito bom, numa escala que vai até 5.

Não houve mágica. Os resultados de avaliações anteriores motivaram diversas mudanças, contribuindo para o aprimoramento dos cursos. Destacamos, entre outras ações, a revisão de toda a bibliografia; a criação dos Comitês de Pesquisa e Extensão; a implantação do Programa de Iniciação Científica; o fortalecimento do Núcleo de Apoio do Discente; a ampliação da equipe pedagógica responsável pelo acompanhamento acadêmico; uma Oferta de atividades de nivelamento ofertadas como Clube da Matemática, Clube de Português, Clube de Informática Básica e Clube de Inglês, atingindo o corpo discente de maneira inovadora.

Outras medidas foram a oferta de novas atividades, tais como Semana de Responsabilidade Social, Aula Magna, Aula Inaugural, a realização integrada dos Projetos Integradores de todos os módulos em Laboratório de Prática Profissional para um único cliente; Adequação do regime de trabalho do Coordenador para atuação em regime de trabalho integral, e a adequação do regime de trabalho dos membros do Núcleo Docente Estruturante em tempo parcial, garantindo-se a remuneração de carga horária específica para as atividades fora de sala de modo a garantir o regime de trabalho parcial e integral dos docentes. Processo seletivo para contratação de mestres e doutores para o curso e capacitação de docentes e funcionários.

Todo detalhe contou. Um exemplo: Reforma dos laboratórios e das salas de aula; Reforma de todos os andares garantindo-se 100% acessibilidade em todos ambientes, sanitário para pessoa com deficiência (PCD) – unissex - em todos os andares; Atualização dos computadores dos laboratórios; Implantação do Laboratório de Computação, Pesquisa e Inovação; Ampliação do acervo bibliográfico; reforma de todos os andares da Faculdade contemplando uma Sala de Professores com toda infraestrutura para trabalho.

Poderia passar o dia listando as razões da nossa virada. Mas a principal delas continua sendo sempre quem nos motiva mais: você.

Victor Lamas é diretor da faculdade Senac Rio

Você pode gostar
Comentários