Pesquisa e Inovação na Gastronomia do Senac RJ - Arte Kiko
Pesquisa e Inovação na Gastronomia do Senac RJArte Kiko
Por O Dia
Rio - Todas as áreas do conhecimento se beneficiam do investimento em pesquisa para assegurar o desenvolvimento científico, garantir novas descobertas, a elaboração de novas técnicas e processos mais eficientes. Com a Gastronomia não é diferente. No Senac RJ, entendemos que, além de ser uma arte, o preparo de alimentos é antes de tudo uma ciência e, como tal, exige pesquisa constante para sua evolução.

Desde 2014, realizamos uma iniciativa pioneira no estado do Rio de Janeiro: o projeto de Pesquisa e Inovação na Cozinha. Trata-se de um grupo de estudos voltado para a área de gastronomia, formado por alunos, ex-alunos e chefs do Senac RJ, que pesquisam tendências e desenvolvem soluções criativas em ingredientes, equipamentos e técnicas.

Para criar novas práticas culinárias, os alunos do Senac RJ têm o auxílio de chefs e nutricionistas e acesso a modernos equipamentos tecnológicos, como processadores e termocirculadores, que auxiliam no processo de criação desses alimentos. Os resultados são comidas que proporcionam experiências inusitadas sem perder o sabor e as propriedades dos alimentos.

O grupo já criou mais de 200 receitas originais. Na última segunda-feira, 15 de julho, apresentamos ao público os resultados do primeiro semestre deste ano. As linhas de pesquisa incluíram Charcutaria Artesanal, Fermentados, Conservas de Coco Natural, Bases Alternativas para Canapés, Molhos Pungentes e Funcionalidade na Alimentação Crua e Vegana, além se soluções criativas e substitutivas para dietas restritivas.

Uma vertente que sempre faz sucesso entre quem tem a oportunidade conhecer a atuação do projeto é a dos Hidrocolóides. Trata-se de polissacarídeos de origem orgânica, solúveis em água, que geram plásticos, vidros e peles comestíveis. Nesta edição, os pesquisadores se inspiraram nas Festas Juninas para criar papéis de paçoca, quentão e maçã do amor, além de um plástico de manga e de um vidro negro feito de leite de arroz e manitol. Outras receitas criativas incluíam um molho Teryaki de Goiaba, um pastrami de língua bovina e uma linguiça suína com arroz de inspiração asiática e até um figo fermentado para canapé, cujo sabor remete ao da azeitona.

O projeto de Pesquisa e Inovação na Cozinha complementa a atuação da área de Gastronomia do Senac RJ, que vai da capacitação de base à geração de tendências, sempre atualizada com as exigências do mercado. Tanto as atividades do grupo quanto as aulas dos cursos serão realizadas em cozinhas-laboratório bem equipados, para que alunos aprendam na prática.

Osvaldo Gorski é Chef do Senac RJ