Fecomércio RJ e Fiocruz buscam cooperação - Kiko
Fecomércio RJ e Fiocruz buscam cooperaçãoKiko
Por O Dia
Rio - Tendo como referência a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as ações do Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis (OTTS) da Bocaina, a Fecomércio RJ, através do Sesc RJ, está avançando tratativas para estabelecer um Termo de Cooperação técnica com a Fiocruz para atuação colaborativa naquela região. Jantar realizado em Paraty no dia 11/07, com a presença do Presidente da Fecomércio, Antonio Florêncio de Queiroz Jr, e representantes do Sesc RJ juntamente com expoentes da Fiocruz, impulsionou tal avanço.

O que se pretende mediante esta sinergia é apoiar o Observatório nas ações em defesa das etnias locais (quilombolas, indígenas e caiçaras) e de seus direitos territoriais, ambientais, culturais, sanitários e de saúde, identificar quais destas ações são ou podem ser modelares e contribuir com o atingimento dos ODS perseguidos por tais ações.

A cooperação entre as partes (Fecomércio/Sesc RJ) regida por um Termo prevê contrapartidas. Do lado do Sistema S, depois de acordada com os respectivos presidentes de Sincomércio da região fluminense da Bocaina, destacam-se as seguintes ofertas: as instalações de Unidades Móveis OdontoSesc e Saúde da Mulher por períodos a definir, BiblioSesc e outras intervenções culturais, ambientais, assistenciais e estímulo ao empreendedorismo, essa última, via Sebrae. Está no cardápio ainda o oferecimento local de oficinas com tecnologia de comunicação inovadora e amplamente acessível e inclusiva de educação em saúde, lançada pelo Sesc RJ com o nome de "Sua Saúde em 3 Tempos".

Já do lado da Fiocruz, a contrapartida esperada é a oferta de estudos compartilhados e metodologias voltados para avaliação de impacto das nossas intervenções educacionais em saúde e saneamento ambiental e ecológico e dos cuidados de saúde prestados pelas unidades móveis do Sesc RJ: OdontoSesc e Saúde Mulher.

Como é sabido, Paraty tornou-se Patrimônio da Humanidade no mês de julho, graças à sua história e também às comunidades tradicionais da região da Bocaina, seus desafios e sua resiliência. Com sua pegada social, o Sistema S tem muito a oferecer àquela gente, sua cultura, suas necessidades e seus desejos e, ainda, colaborar com a consecução de ODS da Agenda 2030!
Flávio Wittlin é gerente de Saúde do Sesc RJ