Ester Bayerl: Juventudes e projetos de vida

A força de um trabalho com jovens reside justamente em identificar as potências e os talentos que eles possuem, transformando sonhos e ideias em grandes ferramentas de trabalho

Por O Dia

Juventudes e projetos de vida
Juventudes e projetos de vida -
Rio - Uma das principais diretrizes do projeto Sesc+ Juventudes consiste na escuta sensível para o planejamento de ações voltadas ao protagonismo e ao empoderamento do público adolescente e jovem. Mais do que isso, o projeto visa fortalecer as juventudes em seus territórios, valorizando-os enquanto sujeitos capazes de pensar suas próprias histórias e autores de suas próprias reflexões a respeito da sociedade. Dessa forma, lutamos juntos para desconstruir o entendimento comum de que nesta fase eles não estão aptos a decidir seu futuro e de fazerem boas escolhas sozinhos.

A força de um trabalho com jovens reside justamente em identificar as potências e os talentos que eles possuem, transformando sonhos e ideias em grandes ferramentas de trabalho. A melhor forma para fazer isso é criar estratégias que valorizem a acolhida dos participantes, o estímulo à produção e à construção de percursos formativos que fomentem a autonomia. Ou seja: é engajar os participantes e estimular a participação social. Dessa forma, todas as atividades desenvolvidas serão voltadas ao próprio protagonismo juvenil, através de iniciativas que considerem os percursos biográficos, as dificuldades, os planos de vida e as incertezas sobre o futuro como recursos para a criação de ações que compreendam um olhar diferenciado sobre a realidade.

A grande estratégia é promover a criação de uma agenda de trabalho pautada em ações que tenham grande aproximação com as demandas juvenis. Tais ações são planejadas de forma a compreender as condições de vida e os efeitos resultantes da interação deles com a realidade cultural urbana. Nesse sentido, propõe-se a realização de um processo de inserção social, cujas táticas estarão exclusivamente voltadas à construção de um currículo de trabalho jovem, dinâmico e criativo, capaz de dar voz e sentido ao que eles apresentam.

A partir desse projeto, temos a oportunidade de fazer uma nova leitura sobre o mundo pela ótica dos jovens, contribuindo para a superação dos estigmas e para a formação de um olhar diferenciado e transformador para as relações "juventude x carência econômica" e "juventude x violência". Temos nesse projeto um lugar no qual integramos as diferentes formas de socialização, os principais temas de interesse desses grupos e suas perspectivas quanto ao futuro, mobilidade e transformação social.

É assim que o Sesc RJ enxerga a juventude, buscando o desenvolvimento de um diálogo entre as diferentes identidades presentes por meio do Sesc+Juventudes, valorizando seus saberes, suas vivências e desejos, de forma que possam desconstruir o imaginário comum que entende adolescentes e jovens como "categorias problema", geralmente ligadas ao conceito de violência, assim como outras representações estigmatizantes.
Ester Bayerl é coordenadora de Assistência do Sesc RJ

Galeria de Fotos

Ester Bayerl Arquivo Pessoal
Juventudes e projetos de vida Kiko

Comentários