Viu no Maracanã, sua segunda casa, o Brasil perder para o Uruguai na final da Copa de 50. Isso são águas passadas, porque o que Carioca realmente gosta de ver por lá é o bom e velho Fla-Flu num domingo à tarde.
Carioca tem um amor tão grande pela sua cidade que é como se diz lá em casa: “eu posso falar mal do meu irmão, mas se alguém na rua fizer isso vai ter que se ver comigo!” É assim, esse amor do Carioca pelo Rio de Janeiro. Uma relação idílica, sonhadora e até fantasiosa. Sempre foi assim, mas um dia, acredite, deixou de ser.
O Carioca perdeu seu amor. Perdeu, mas não sabe muito bem onde foi. Ele acha que pode ter perdido seu amor por não reconhecer mais nas ruas a capacidade empreendedora de achar uma forma criativa de solucionar os problemas do dia a dia; ou por não haver infraestrutura mínima na cidade para atender às suas necessidades; pode ser porque quase nada é eficiente na gestão pública – saúde, hospitais, limpeza, ordem pública. Ele sabe que perdeu seu amor na insegurança que sente para andar nas ruas, para pegar um ônibus ou quando para em um sinal de trânsito. Sem falar nas balas perdidas e achadas que se espalham pelas comunidades atingindo bandidos e inocentes. Isso sim, ele sabe bem, também fez ele perder o seu amor.
Carioca perde seu amor pelo Rio de Janeiro cada vez mais, ano a ano. Em 2018, 26,27% dos moradores da cidade do Rio de Janeiro não indicariam a cidade para parentes e amigos. Em 2019, esse número cresceu para 44,79%, como revela o estudo da Marca Rio, do Observatório da Marca Rio ESPM.
O Carioca que podia, foi embora. Foi morar em outra cidade, estado ou país. Todo carioca tem um amigo, ou amigo do amigo, que foi morar em Portugal. Entretanto, muitos ainda estão por aqui e alguns até andaram divulgando “Diga ao Rio que fico”. Só que não basta dizer, tem que fazer.
O que VOCÊ fez hoje para poder voltar a amar o Rio de Janeiro? Passa lá no www.observario.espm.br, citado mais acima como Observatório da Marca Rio. Foi elaborado para oferecer às instituições públicas e privadas e à sociedade em geral informações sobre os aspectos relacionados à identidade, imagem e reputação da marca da cidade. Trabalhamos para que nossos indicadores e relatórios apoiem tomadas de decisão consistentes e eficazes.
Patrícia Cerqueira Reis é professora e pesquisadora da ESPM Rio e coordenadora do Observatório da Marca Rio da ESPM