
Para esses dou um importante aviso, estão errados. Até mesmo rotulado de "polêmico", posso afirmar que para mim funciona como um processo motivador e que sempre deu certo. Porém, é preciso aliar a atitude, ação, planejamento, fé e otimismo, mesmo diante dos obstáculos que irão aparecer no decorrer do caminho. Não pense que será fácil.
O objetivo é de fato onde se quer chegar, um desenho criteriosamente planejado para no final levantarmos a tão sonhada taça. Pense na copa do mundo, são 24 equipes, divididas em grupos e constituída por fases. A meta é ser campeão, porém já vimos inúmeras vezes que nem sempre o melhor vence, vimos gigantes caírem nas últimas copas diante de pequeninas e inofensivas delegações.
Mas porque isso acontece? Alguém deixou de lado alguns ingredientes fundamentais como planejamento, estratégia, dedicação, foco, raça e garra, que são algumas das condições para se chegar a tão sonhada taça.
Caso você pratique alguma modalidade esportiva, e obviamente tem como objetivo ser campeão, é preciso ter em mente quais são todas as etapas necessárias para ser bem-sucedido em sua empreitada. Então, tenha em mente quais as técnicas utilizadas pelos concorrentes e como superá-las, aprimore a sua estratégia, treine mais, e estude a função de cada um na equipe.
Tendo como pano de fundo o exemplo acima, podemos citar o mundo corporativo. O objetivo a ser alcançado poder ser a inauguração de uma nova sede, uma reforma, ampliar o quadro de colaboradores, aumentar a carteira de clientes.
Outra dica eficaz, é se basear pela sigla SMART. A sigla S é de specific, especifico, ou seja, para que se consiga alcançar os objetivos traçados, é necessário ter clareza absoluta do que se quer. M, mensurable, a meta criada tem que ser mensurável. A, attainable, é preciso que o seu plano seja coerente, pois de nada adianta você querer passear em um foguete, se antes disso não conhece a NASA. R, relevant, quando se cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados e o T, temp based, que é extremamente importante: todo o processo deve ter prazo, afinal sem esse fator sua meta não passará de um desejo.
Faltam apenas três meses para começarmos um novo ano, e mesmo com pouco tempo, ainda é possível se organizar para que 2020 seja alinhado com o que você têm buscado.
*Julio de Campos é co-fundador da Afrobusiness Brasil