Julio de Campos: Como alcançar as metas para o próximo ano

A maioria das pessoas têm metas, porque é uma forma de organizar ações e pensamentos que irão direcionar para conquistar um determinado objetivo

Por O Dia

Julio de Castro
Julio de Castro -
Rio - A maioria das pessoas têm metas, porque é uma forma de organizar ações e pensamentos que irão direcionar para conquistar um determinado objetivo. Por exemplo, eu sou apaixonado por carros e sempre que surge algum modelo que me interessa, coloco no meu quadro de realizações pessoais (QRP), mas que muitos acreditam que não há importância nisso.

Para esses dou um importante aviso, estão errados. Até mesmo rotulado de "polêmico", posso afirmar que para mim funciona como um processo motivador e que sempre deu certo. Porém, é preciso aliar a atitude, ação, planejamento, fé e otimismo, mesmo diante dos obstáculos que irão aparecer no decorrer do caminho. Não pense que será fácil.

O objetivo é de fato onde se quer chegar, um desenho criteriosamente planejado para no final levantarmos a tão sonhada taça. Pense na copa do mundo, são 24 equipes, divididas em grupos e constituída por fases. A meta é ser campeão, porém já vimos inúmeras vezes que nem sempre o melhor vence, vimos gigantes caírem nas últimas copas diante de pequeninas e inofensivas delegações.

Mas porque isso acontece? Alguém deixou de lado alguns ingredientes fundamentais como planejamento, estratégia, dedicação, foco, raça e garra, que são algumas das condições para se chegar a tão sonhada taça.

Caso você pratique alguma modalidade esportiva, e obviamente tem como objetivo ser campeão, é preciso ter em mente quais são todas as etapas necessárias para ser bem-sucedido em sua empreitada. Então, tenha em mente quais as técnicas utilizadas pelos concorrentes e como superá-las, aprimore a sua estratégia, treine mais, e estude a função de cada um na equipe.

Tendo como pano de fundo o exemplo acima, podemos citar o mundo corporativo. O objetivo a ser alcançado poder ser a inauguração de uma nova sede, uma reforma, ampliar o quadro de colaboradores, aumentar a carteira de clientes.

Outra dica eficaz, é se basear pela sigla SMART. A sigla S é de specific, especifico, ou seja, para que se consiga alcançar os objetivos traçados, é necessário ter clareza absoluta do que se quer. M, mensurable, a meta criada tem que ser mensurável. A, attainable, é preciso que o seu plano seja coerente, pois de nada adianta você querer passear em um foguete, se antes disso não conhece a NASA. R, relevant, quando se cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados e o T, temp based, que é extremamente importante: todo o processo deve ter prazo, afinal sem esse fator sua meta não passará de um desejo.

Faltam apenas três meses para começarmos um novo ano, e mesmo com pouco tempo, ainda é possível se organizar para que 2020 seja alinhado com o que você têm buscado.

*Julio de Campos é co-fundador da Afrobusiness Brasil
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários