Zelito Tringuelê: Emprego é a solução para a maioria dos seus problemas

Estar empregado é o objetivo de qualquer cidadão. Conseguir emprego está sendo uma luta de muita gente em nosso estado e em nosso país.

Por O Dia

Zelito Tringuelê
Zelito Tringuelê -
Rio - Estar empregado é o objetivo de qualquer cidadão. Conseguir emprego está sendo uma luta de muita gente em nosso estado e em nosso país. Sejam homens, mulheres e jovens em início de carreira, pessoas com formação profissional ou técnicos nas mais diferentes áreas, as dificuldades têm sido as mesmas. Refletir sobre este momento acredito, seja uma das preocupações dos dirigentes das diversas cidades.

Buscar solução para a falta de oportunidade de trabalho não é fácil. Uma família que tem seu responsável desempregado reflete de imediato na saúde e na alegria dos adultos e crianças da casa. No Brasil, as estatísticas mostram que em 2019 mais de 13 milhões de pessoas estão sem carteira assinada.

Segundo os últimos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, de janeiro a setembro de 2019, foram admitidas 1157 pessoas em Guapimirim e 931 foram desligadas, registrando atualmente 4.925 pessoas trabalhando com carteira assinada em nossa cidade.

Pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio Trabalho e Renda criamos o Espaço do Empreendedor, onde agilizamos os documentos necessários para emissão de alvará de funcionamento aos que desejarem trazer suas empresas para nossa cidade. Logo que esta etapa fica resolvida, a micro, pequena e média empresa tem acesso à nota fiscal eletrônica. Em parceria com o SEBRAE damos orientação para estes gestores empresariais, além disso, damos especial atenção aos cidadãos que registram o MEI, tendo o cidadão como nosso público principal.

Em setembro realizamos, em Guapimirim, um Fórum de debates com o tema “Empregabilidade, Trabalho e Renda em Tempos de Crise”, em parceria com o SEBRAE, Convention Visitors Bureau de Guapimirim, Universidade Estácio de Sá e SENAC, com o objetivo de desenvolver uma nova cultura em nossa cidade, e que mostre a importância da qualificação profissional para quem disputa uma vaga no mercado de trabalho. Queremos dar à população de Guapimirim melhor qualificação técnica/universitária, a fim de implantar uma visão de desenvolvimento de competências no ambiente corporativo, contribuindo para o intraempreendedorismo.

Acredito que o entrosamento entre a Faetec Municipal, inaugurada há um ano, com nosso Espaço Empreendedor, tem dado muito certo. Os cursos da Faetec são idealizados e programados de acordo com a atividade das novas empresas que chegam à cidade. Procuramos disponibilizar gratuitamente aos moradores jovens e adultos a possibilidade de se aperfeiçoar em cursos direcionados a estes empreendedores. Atualmente os empresários que chegam, como cervejarias, fábricas de cadeados, supermercados, entre outros, encontram na cidade mão de obra especializada. E o Sine, que é dos governos federal e estadual, têm parcerias com as empresas locais. São 2465 candidatos inscritos e que são encaminhados de acordo com a solicitação dos empregadores. É isto que queremos! Que os empresários abram seus espaços de trabalho para os moradores de Guapimirim, que sem dúvida estarão qualificados pela nossa Faetec. É nesse clima de esperança por dias melhores que já estamos comemorando um ano de 2020 promissor para os moradores de nosso município.
*Zelito Tringuelê é prefeito de Guapimirim
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários