opina3110 - arte o dia
opina3110arte o dia
Por Fernando Alves Gerente de Lazer no Sesc RJ

A cidade de Budapeste, no Hungria, recebeu de 16 a 18 de outubro o Move Congress, evento em que representantes de dezenas de países debateram novas tecnologias, boas práticas e tendências dos segmentos de esporte e atividades físicas. Durante três dias, profissionais da China, Dinamarca, Inglaterra, Hong Kong, Bélgica, Espanha e Brasil, entre outras nações, analisaram as conexões e contribuições dessas áreas para os Objetivos Sustentáveis da ONU.

Diante de tudo que se pode presenciar em três dias de palestras, workshops, lançamentos e degustações de novos jogos e tecnologias e apresentação de cases de inovações, é possível afirmar que no Brasil temos uma instituição que está alinhada àquilo que de melhor tem sido feito em promoção da qualidade de vida por meio do esporte e da atividade física no mundo: o Sesc. Tanto que nesse fórum, repleto de bons exemplos, a instituição se reafirmou como uma das principais lideranças mundiais nesse segmento.

Desse fórum de ideia, o Sesc saiu reeleito, na pessoa da gerente de Esporte do Sesc SP, Maria Luiza Dias, para a vice-presidência da Associação Internacional de Esporte e Cultura. A ISCA, na sigla em inglês, é referência global em esporte e cultura como ferramentas de educação e bem-estar, além de apoiar, entre outras iniciativas, o Dia do Desafio, uma das maiores mobilizações mundiais em prol de uma vida saudável. Na condição de representante brasileiro no evento, também saiu como possível anfitrião do Move Congress - edição de 2021. Um grupo de trabalho foi criado para avaliar as necessidades para realizá-lo no Rio de Janeiro.

Tais resultados evidenciam o papel da instituição - e, por consequência, do Brasil - como protagonista nos esforços mundiais no combate ao sedentarismo e na promoção de um estilo de vida saudável. Trata-se do reflexo simbólico do trabalho sério, prático e cotidiano realizado pelo Sesc no sentido de promover estilo de vida ativo em espaços de movimento, projetos que conectam atividades físicas e saúde, novas perspectivas em promoção de atividades físicas para crianças e diplomacia através do esporte.

Você pode gostar
Comentários