Marcello Bogo e Anderson Lins: Sesc Nova Música Convida

Criado em 2016, o Sesc Nova Música Convida, tem como objetivo a valorização dos novos artistas e formas de produções musicais e sonoras que representem alternativas de escuta para o público

Por O Dia

opina1411
opina1411 -
Rio - Criado em 2016, o Sesc Nova Música Convida, tem como objetivo a valorização dos novos artistas e formas de produções musicais e sonoras que representem alternativas de escuta para o público. O projeto contribui para o desenvolvimento da música e dos artistas autorais, identificados por propostas poéticas marcadas pela diversidade estética e vínculos com a cena cultural independente da música contemporânea brasileira. Paralelamente, valoriza a experiência sensível de cada espectador considerando os muitos significados diferentes na fruição de shows inéditos e exclusivos, a partir do encontro entre artistas criadores de diferentes lugares, gerações, estéticas e repertórios. Como um dos principais projetos de música do Sesc RJ, é referência na programação das unidades Ginástico e Copacabana. Em 2019, a Sala Baden Powell foi o local de realização desses encontros.

Além de contemplar cerca de 230 profissionais ao longo de quatro edições, o projeto reforça, a cada ano, encontros e repertórios inéditos e exclusivos. Já passaram pelo Sesc Nova Música Convida, artistas como; Russo Passapusso (BA), Jaloo (PA), Ava Rocha (RJ), Letrux (RJ), Xênia França (SP), Rita Benneditto (MA), Aíla (PA), André Abujamra (SP), Lenine (PE), Liniker e os Caramelows (SP), Jards Macalé (RJ), Chico Chico (RJ), Daíra (RJ), Mahmundi (RJ), Karol Conká (PR), Erasmo Carlos (RJ), Tulipa Ruiz (SP), Chico César (PB). Em 2019, tivemos os encontros de: Glue Trip (PA) com Otto (PE), Tuyo (PR) com Moska (RJ), The Baggios (SE) com Canto Cego (RJ), Jade Baraldo (SC) com Duda Brack (RGS) e Rebeca (Niterói).

Integrado a política cultural do Sesc, o Nova Música Convida busca o aprimoramento do senso crítico relacionado ao amplo universo da música, destacando o processo de trabalho investigativo de artistas e grupos, diversidade de gêneros, assuntos, conteúdos e formações. Com repertórios diferenciados de shows, valorizando as criações autorais e o fluente intercâmbio entre artistas, estimula a ampliação do repertório cultural dos grupos sociais envolvidos e a integração de públicos variados colaborando para uma agenda positiva do Estado do Rio de Janeiro.

Dessa forma, o Sesc RJ, através de seus projetos culturais, fomenta e colabora para a visibilidade de trabalhos autorais dentro da área de música, valorando uma gama de artistas de diferentes regiões do país, ao oferecer oportunidade de palco, boas estruturas técnicas e diversidade curatorial.
* Marcello Bogo e Anderson Lins são analistas técnicos de Cultura do Sesc RJ
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

opina1411 arte o dia
Anderson Lins Divulgação

Comentários