Esse tem sido um período de grandes transformações para essa jovem instituição de 74 anos, que se acostumou a se reinventar para atender às necessidades das empresas do comércio de bens, serviços e turismo fluminense. A literatura especializada e o senso comum veem na educação as bases para o desenvolvimento de uma sociedade. Educar para o trabalho é a Missão do Senac RJ.
Ainda assim, acrescentamos uma etapa a esse processo. Acompanhamos nosso aluno mesmo após a formatura. O Banco de Oportunidades é nossa plataforma de intermediação de mão-de-obra, com o objetivo de ampliar as condições de geração de renda e empregabilidade dos alunos – que tem crescido a despeito da conjuntura e hoje está em 67%. Pelo serviço, gratuito, as empresas divulgam suas vagas, compõem seus quadros com profissionais capacitados e os alunos se (re)colocam no mercado de trabalho.
Em 2019, realizamos 1ª Feira Virtual Senac RJ, uma plataforma via Web que permitiu a interação entre estudantes e empresas. Foram mais de 1.300 oportunidades de emprego e estágio, 16 mil visitantes e 45 mil candidaturas. Neste ano, a 2ª edição da Feira virá ainda mais forte, com adesão de mais empresas. Estamos muito otimistas em relação a isso.
O Banco de Oportunidades Digital passou a oferecer também orientação profissional pela internet por meio de tutoriais e palestras digitais, falando a língua e acompanhando o ritmo das novas gerações.
Com ênfase no público de baixa renda, o Programa Jovem Aprendiz é outra parceria do Senac RJ com empresas fluminenses, contribuindo com a aprendizagem e a primeira experiência profissional de jovens em situação de risco social. São cerca de 4 mil empresas e mais de 13 mil alunos, uma experiência que extrapola as fronteiras do programa e beneficia toda a sociedade.
O Portal do Futuro também atua junto ao público jovem. Nele, os alunos participam de oficinas nas dimensões Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Os jovens recebem capacitação nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, com vivência nas empresas para consolidar o aprendizado na prática. Porque ensinar é parte do processo, não fim.
Dentro ou fora da sala de aula, o Senac RJ é protagonista de um mercado de potenciais explorados parcialmente no Brasil. Enquanto em países desenvolvidos, a educação técnica responde por metade das matrículas, aqui, são menos de 10%, segundo o Ministério da Educação. De acordo com suas estatísticas mais recentes, e a despeito das dificuldades, o Senac RJ segue como principal player no ensino técnico fluminense.
Com unidades em todas as regiões do estado e ensino à distância – EAD, o Senac RJ combina a metodologia do “aprender fazendo” com o pensamento crítico, a adaptabilidade e a criatividade. Essas são algumas das competências imprescindíveis no ambiente de trabalho volátil e imprevisível que chega com a transformação digital. É assim que transformamos e vamos continuar a transformar vidas e o estado do Rio de Janeiro.
*Sergio Arthur Ribeiro da Silva é diretor regional do Senac RJ