Eduardo Santana Cordeiro - Divulgação
Eduardo Santana CordeiroDivulgação
Por Eduardo Santana Cordeiro*
Fique atento porque a OMS cria e oferece o uso de classificações internacionais como ferramentas de detecção e de ação no âmbito populacional. E não é só sobre identificação de doenças, mas também de identificação de potencialidades humanas. A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) identifica, por exemplo, as funções do sistema imunológico na categoria b435. E como você está neste aspecto?

Estamos identificando três tipos de comportamento em meio às notícias atuais: há aqueles que ouvem as notícias e espalham informações adicionando seus pânicos e interpretações, há um grupo menor que nem está dando ouvidos ao que está acontecendo e há um grupo menor ainda que está, com coragem, fazendo aquilo que deve ser feito.

O primeiro passo é simples – lembre-se de como é o país que você vive. O seu país não é um país europeu, então, há doenças endêmicas aqui que lá não existem. Por acaso, você está se esquecendo da Dengue? Foram mais de um milhão e meio de casos notificados no ano passado, cerca de 20 mil casos da forma grave da doença, com quase 800 mortes. Na China, a notícia é que a Covid-19 infectou mais de 80 mil pessoas e mais de 3 mil morreram.

Será que você não está se esquecendo que tivemos um surto de febre amarela há pouco tempo? E do Sarampo, você está se lembrando? Está se lembrando também que estamos para começar o outono e que as doenças respiratórias comuns da época também estarão presentes? Veja bem: o contato com o novo coronavírus é praticamente inevitável, especialmente nos grandes centros. Dados mostram que 80% dos infectados nem apresentam sintomas, mas transmitem.

Por outro lado, vem uma boa notícia: o contato deixará seu sistema imunológico preparado contra o vírus, assim como acontece naturalmente com o corpo humano. Então, considerando a nossa situação sanitária e epidemiológica, o que você deve fazer?

Em primeiro lugar, proteja-se contra o aedes. Nós já sabemos o que fazer. Não deixe água parada, etc, etc, etc... Isso vai diminuir a possibilidade de transmissão de todas as doenças que esse vetor propicia. E são doenças graves. Muitas vezes, os doentes ocupam leitos de hospitais.

Em segundo lugar, previna-se contra todas as doenças respiratórias, o Sarampo é uma delas. Todos sabemos o que fazer.

Em terceiro lugar, vem o mais importante: FORTALEÇA O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO! Se você não sabe como fazer isso, aqui vão algumas dicas! Use suplementos de Vitamina C. É cientificamente comprovado que o uso dessa vitamina ajuda o seu sistema imunológico em todas as situações. Caso considere o preço dos suplementos muito alto, consuma alimentos com essa vitamina, como é o caso da laranja, da acerola e do tomate. Assista a vídeos de nutricionistas falando sobre o que consumir e como. Uma população com um sistema imunológico forte salva vidas e é a forma mais sólida na luta contra qualquer epidemia viral. Outra forma eficaz é o suplemento de Vitamina D. Há algumas controvérsias, mas muitos cientistas dizem que ela media processos inflamatórios e não está ligada apenas ao fortalecimento dos ossos. Essa vitamina o seu próprio corpo produz ao se expor ao sol. Faça isso: exponha as palmas das mãos ao sol por 15 minutos todos os dias. É a melhor forma de absorver a energia solar e produzir Vitamina D. Alguns alimentos como o atum, a sardinha e o ovo contêm vitamina D. Consuma-os!

Por último, se você apresentar qualquer sintoma de infecção viral, hidrate-se muito. Soro caseiro é sempre uma boa ideia. A Ciência também comprovou que o gargarejo com água morna e sal, por mais simples que pareça, elimina os vírus respiratórios. Faça isso todos os dias, higienize-se e limpe todos os lugares nos quais você coloca as suas mãos.

Sem medo, mas com coragem e responsabilidade, enfrente a todos os seus inimigos.

*Eduardo Santana Cordeiro é graduado em Fisioterapia e doutor em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP