Opina 02 abril - Arte Paulo Márcio
Opina 02 abrilArte Paulo Márcio
Por Antonio Florencio de Queiroz Junior*
Nas últimas semanas, nossas vidas foram postas em suspenso. A correria diária foi freada bruscamente por um vírus que pôs em xeque, em um único movimento, a ciência, a economia e a sociedade. Enquanto paramos e observamos um cenário de incertezas que se avizinha, a vida, cujas obrigações não sabem quando é hora de parar, cobra uma adaptação ágil de todos. Nesse rápido processo de reinvenção e aprendizado, iniciativas que viabilizem a continuidade de projetos, metas e sonhos, trazem luz à situação e novas perspectivas para que possamos combater os desafios impostos pelo coronavírus.

As demandas da sociedade foram readequadas nesse momento de convívio social restrito. No comércio, setor que é um dos termômetros da economia, há um esforço para que os protocolos de saúde pública sejam cumpridos e o abastecimento das famílias garantido. Na saúde, área que nunca para, ainda mais profissionais são demandados para a linha de frente de combate à doença.

Nessa dicotomia entre parar e seguir, um projeto do Senac RJ trouxe força para que a roda da economia seguisse girando nos momentos iniciais da pandemia no estado do Rio de Janeiro. A segunda edição da Feira Virtual, que vinha sendo planejada desde o ano passado e, coincidentemente, aconteceu durante a segunda semana de quarentena no estado, criou uma ponte entre as empresas e os profissionais que buscam uma recolocação no mercado. Foram disponibilizadas mais de 4.300 vagas de empregos e estágios, a maioria delas para a área de saúde que requisitou a força de trabalho de técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.

Em um ambiente totalmente digital, mais de 17 mil pessoas navegaram pelos estandes virtuais das 15 empresas parcerias do projeto, consumiram conteúdo instrucional oferecido pelo Senac RJ e puderam se candidatar às vagas, prescindindo do contato pessoal em todas as fases do processo, como rege a quarentena.

Foram mais de 57 mil candidaturas às vagas, a maioria com início imediato para abastecer o mercado de trabalho de mão de obra qualificada, neste momento em que os setores do comércio e da saúde se mantêm aquecidos. Enquanto algumas áreas desaceleraram, as essenciais se tornaram ainda mais imprescindíveis.

Há 74 anos, a missão do Senac RJ é educar para o trabalho. Com foco, hoje nos adequamos e lançamos mão da criatividade e das ferramentas disponíveis, especialmente das tecnológicas, para que nosso papel siga sendo cumprido. Nosso Banco de Oportunidades, serviço gratuito que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho, é a base da Feira Virtual, que trará a tão esperada recolocação a milhares de profissionais. Com uma taxa de empregabilidade de 67% dos alunos egressos, o Senac RJ permanecerá empenhado em ajudar a transformar vidas através da educação.

*Antonio Florencio de Queiroz Junior é presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do estado do Rio de Janeiro - Fecomércio RJ e presidente do Conselho Regional do Senac RJ