Roberta França - geriatra - Reprodução
Roberta França - geriatraReprodução
Por Roberta França*
O mundo mudou...

De repente estamos isolados, sozinhos, longe do ambiente do trabalho, sem poder sentar com os amigos...

O mundo parou...

De repente trabalhamos a distância, fazemos reuniões online, nos comunicamos por vídeo chamada e descobrimos quanta falta faz um abraço.

Pandemia. Uma palavra que a pouco mais de um mês atrás a maioria das pessoas nem sabiam seu exato significado. Estamos aprendendo na prática e essa prática não é fácil não!

Claro que nossa principal preocupação nesse momento é com a nossa saúde física. No entanto, passar por um período assim também tem reflexos sobre a nossa saúde mental e emocional. É preciso fazer coisas para manter os pés no chão e a mente organizada.

Talvez o primeiro ponto importante seja lembrar do privilégio de ter uma casa para morar, um lar, um lugar onde você pode estar protegido. Isso é um grande privilégio.

Um segundo ponto importante é não passar o dia entre um telejornal e outro, focando exclusivamente no assunto coronavírus. Escolha um jornal que mais te agrade. Assista, informe-se, saiba como estão as coisas aqui e no mundo e fim. Não retorne nessa pauta no dia. Fique longe das fake news. Procure sempre as informações desejadas nos sites oficiais das sociedades médicas, ministério da saúde e organização mundial da saúde. Notícia falsa pode causar mais danos que o próprio vírus!

Assista filmes de comédia, uma série divertida, um show que você não pode ir ou faça um curso online. Passar horas e horas do dia só assistindo números, novos casos, óbitos e a situação mundial só te trará ansiedade, angústia, medo e desespero. Deixe as estatísticas para os profissionais de saúde, Ministério da Saúde e demais órgãos competentes. Faça sua parte mantendo-se em casa, lavando as mãos, usando máscaras ao sair e álcool em gel. Isso já é uma ajuda inestimável.

Pare de falar mal da rotina. Ela é importante e irá nos salvar nesse período. Estabeleça horários para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e diversas outras atividades. O nosso corpo e mente se adaptam melhor aos desafios do nosso cotidiano, quando mantemos uma rotina saudável.

Para terminar, exercite a gentileza, a solidariedade e a empatia, elas são bastante importantes para o nosso bem-estar. Uma palavra amiga, um vídeo de bom dia, uma refeição a quem está com necessidade, um pequeno mimo como uma máscara de pano para quem não sabe costurar... atitudes simples, mas cheias de significado de amor, respeito e compaixão. Quando contribuímos para o bem-estar do próximo, estamos também contribuindo para o nosso. Às vezes, é necessário fazer um esforço consciente para encontrar o lado positivo de uma situação.

Responsabilidade social é dever de todos!
*Roberta França é geriatra e psiquiatra