Simone Veloso - Divulgação
Simone VelosoDivulgação
Por Simone Veloso*
Em tempos de coronavírus, “a palavra de ordem” é lavar as mãos. Redobrar os cuidados com a higiene, lavando as mãos ou usando álcool em gel, é fundamental para evitar a propagação de doenças infecciosas. Entretanto, detergentes agressivos (como o laurilsulfato sódico e com pH alcalino) prejudicam integridade da pele, pois removem a camada lipídica e diminuem proteção natural da pele.

Como resultado, a pele pode ressecar e ficar suscetível a infecções e erupções de doenças. Para evitar que isso aconteça, a orientação é dar preferência a produtos de limpeza suave com pH ligeiramente ácido como a pele, evitar exageros na quantidade do produto e não deixar que o líquido fique acumulado em anéis e pulseiras, que de preferência não devem ser usados durante a pandemia.

Os sabonetes verdadeiros são obtidos através de um processo de saponificação de gorduras que gera um produto detergente com pH alcalino entre 9 e 10. Os syndet é um tipo de detergente sintético que contem menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7. Eles são os que menos provocam irritação na pele. Geralmente sabonetes na forma líquida tem o pH mais ácido que os produtos em barra, sendo mais indicados para as peles mais sensíveis.

Os sabonetes antibacterianos em barra são os que têm pH mais alcalino, sendo os mais agressivos a pele e não devem ser usados de forma rotineira, apenas em situações específicas e por curto período de tempo

Os hidratantes são fundamentais para tratar o ressecamento das mãos. Eles ajudam a reparar a pele danificada e ajuda a reter a umidade da pele no seu interior. As pessoas devem usá-los após lavar as mãos e repetidamente durante o dia, sempre que sentir a pele repuxando ou coçando.

Em casos como crianças pequenas e idosos, por apresentarem peles menos resistentes, e pacientes com alguma doença de pele prévia, por exemplo, eczemas ou psoríase, os cuidados precisam ser redobrados. Por vezes, o ressecamento é tão intenso que surgem rachaduras na pele que causam ardência ou até mesmo dor.

A dermatite de contato é um quadro que podemos observar devido ao uso excessivo aos produtos de limpeza. Trata-se de uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia.

Se você pode evitar o agente agressor, trocando por um produto de limpeza para peles sensíveis, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas, hidratantes e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

Mas não se esqueça, você precisa continuar lavando as mãos.
*Simone Veloso é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, professora de Dermatologia da Unirio e mestre em dermatologia pela USP