Sergio Dias  - Divulgação
Sergio Dias Divulgação
Por Sergio Dias*
O Dia das Mães está chegando e este ano será comemorado de forma atípica, pois a crise da covid-19 está exigindo de nós um distanciamento social que impede que as pessoas circulem pelas ruas e façam suas compras nos estabelecimentos físicos.

Com a maior parte do comércio fechado, o Dia das Mães, que é normalmente a segunda data do calendário quando mais o comércio e os serviços vendem, coloca os comerciantes e prestadores de serviço diante da única saída, que é vender de forma remota, pelas redes sociais e entregar o produto ou serviço em domicílio ou também de forma virtual, quando isso for possível.

As áreas mais aquecidas, nessa data, são as de presentes de vestuário e acessórios; produtos de higiene, cuidados com a saúde, beleza e bem-estar; perfumaria; flores; alimentação; utilidades domésticas e objetos de decoração.

Para os que ainda não têm um negócio estabelecido formalmente, a oportunidade do Dia das Mães também se apresenta, abrindo espaço para a criatividade e a inovação, em presentes diferenciados.

Independente do ramo e da situação de seu negócio, algumas ações e práticas devem ser adotadas para minimizar o prejuízo de não poder contar com o cliente em seu estabelecimento.

1. Planeje seus produtos e serviços de forma que possa oferecê-los e entregá-los de forma remota ou por delivery.

2. Estabeleça parcerias, tanto na composição do presente, quanto na divulgação, venda e entrega. Por exemplo, crie suas ofertas casadas com as ofertas de seu parceiro. Se você oferece uma peça de vestuário, faça parceria com o florista ou com quem produz doces, biscoito, chocolates e crie um presente combinado. Ambos ganham com isso.

3. Ofereça condições de pagamento flexíveis, pois seus clientes também estão em situação de perda de receita.

4. Associe sua oferta de produto ou serviço com alguma forma de demonstração de carinho e afeto pela figura da mãe.

5. Destaque em sua mensagem de divulgação os cuidados de higiene e precaução com possível contaminação, mostrando que você está zelando pela saúde e segurança do cliente e sua também.

6. Se o seu produto ou serviço é do setor de alimentos, procure fazê-lo de forma saudável e evitando frituras, gorduras, açúcar em excesso, para torná-lo light.

7. Evite gastos desnecessários e compras de insumos excessiva, para evitar prejuízos.

O comportamento do cliente mudou com a crise. Observe a demanda e concilie essa com sua criatividade e habilidade. Dessa forma você será capaz de tornar sua ideia de presente em um produto aceito e consumido, podendo transformar essa ideia em fonte de renda para enfrentar e sair dessa crise.

Faça desse momento uma oportunidade de se reinventar e sobreviver, tanto como pessoa e como empresário.

Um feliz e proveitoso Dia das Mães.
*Sergio Dias é economista e consultor do SEBRAE