Zelito Tringuelê: Fique em casa: não estamos de férias

Só conseguiremos frear a disseminação da Covid-19 se houver a conscientização de que "eu te protejo e você me protege"

Por Zelito Tringuelê*

Zelito Tringuelê, prefeito de Guapimirim
Zelito Tringuelê, prefeito de Guapimirim -
Realmente o coronavírus está mexendo de forma inimaginável e sem precedentes com o emocional da humanidade. Nós brasileiros, povo alegre e que luta bravamente para alcançar seus objetivos, o vírus conseguiu abater física e psicologicamente. Não devemos perder a esperança e a fé, seja qual for nosso credo, venceremos esta epidemia que mata nas mais diferentes faixas etárias, em todos os continentes.

Pensando assim, nós dirigentes responsáveis por centenas, milhares e milhões de pessoas não podemos nos deixar abater. Temos que ser fortes para tomar decisões assertivas, baseadas em critérios técnicos epidemiológicos e nas análises dos infectologistas, em equilíbrio com o comprometimento econômico de cada lugar. Importante é que não podemos medir esforços para diminuir estes impactos diante do avanço da doença, já que qualquer lugar é favorável ao contágio.

Ficar em Casa é a palavra de ordem. É o bom senso que deve prevalecer. Não é fácil, mas não é impossível. Só conseguiremos frear a disseminação da Covid-19 se houver a conscientização de que “eu te protejo e você me protege”. Para nós dirigentes públicos, o sentimento tem que ser o mesmo de um pai ou de uma mãe ao proteger um filho diante de um inimigo desconhecido.

Em Guapimirim, neste recanto encantador a menos de duas horas da capital do estado do Rio de Janeiro, lutamos para proteger nossos moradores e visitantes. Nossa campanha básica é de repetição do “Fique em Casa” para atingir a conscientização da população, que só deve sair de casa em caso de necessidade para as atividades essenciais ou para atendimento médico.

Além das medidas de distanciamento físico, instalamos pelas ruas de Guapimirim lavatórios municipais, desde o Centro da cidade até os bairros mais distantes, pois a higiene das mãos é um dos pontos fundamentais contra a disseminação da doença. Também distribuímos máscaras e álcool em gel. Com o apoio do governo do estado, cestas básicas foram entregues aos alunos da rede municipal e às pessoas carentes. Procuramos aumentar e equipar nossa área médica dedicada aos diagnosticados com o vírus. Queremos vencer esta batalha com o menor número possível de vítimas.

*Zelito Tringuelê é prefeito do Município de Guapimirim

Comentários