Efigenia Vieira
Efigenia VieiraDivulgação
Por Efigenia Vieira*
Estamos apreensivos. Reservas financeiras preocupam. Demissões, poucas oportunidades de trabalho e a ansiedade acompanhada de seus distúrbios e síndromes variadas nos tiram o sossego e a alegria.

Sabemos que a revolução digital e suas disrupções já se anunciam, com grandes mudanças e incertezas. Estas que surgiram muito antes da epidemia de Covid-19, e que evidenciam as “skills” imprescindíveis para o avanço de um novo tempo.

Quem não conhece o conjunto de habilidades necessárias para a prontidão profissional? Ele é composto pelo alto nível de conhecimento digital, aptidões cognitivas e por fim, a competência que nos proporciona maior robustez e saúde mental, a resiliência.

Recheada pelo otimismo, flexibilidade e habilidade para lidar com o "estresse nosso de cada dia" e de dias incertos. Essa habilidade comportamental funciona como uma mola, que volta rapidamente ao seu estado normal e não se deforma.

Descrevo teoricamente a construção de um possível desenvolvimento da resiliência. Simples como uma receita de bolo. Mas, quem disse que com a receita em mãos, qualquer um faz um bolo? Para isso, é necessário entender como os elementos combinam, em que ordem e tempo funcionam para cada um e, sobretudo, desenvolver a prática de incorporar ao dia a dia o que realmente faz sentido.

Em sequência, registro um simples paralelo do trabalho que desenvolvo em tempos permeados pela crise provocada pelo novo coronavírus em nossas vidas.

Inicialmente, se instala uma confusão, onde as pessoas buscam por uma direção ou orientação. É o momento onde as emoções variam do medo à indiferença.

Na sequência, há a aceitação da nova realidade como algo transitório, talvez passageiro, reinando a incerteza. A percepção é que tudo se resolva no curto prazo.

Passa então, a existir a necessidade de aceitar a situação para se adaptar. Posteriormente, registra-se o preparo para responder ao novo. As pessoas entendem o impacto e vislumbram a mudança no longo prazo.

Finalmente, na conclusão do ciclo deste processo, percebe-se a construção de um novo universo. O que chamo de "retomada". Do desconhecido ao crescimento. Neste momento, as pessoas possuem uma visão e objetivos claros. Tornam-se, novamente, protagonistas de suas vidas e carreiras.

É importante registrar que toda crise gera mudanças de comportamento. Portanto, permaneça tranquilo, pois estamos escrevendo uma nova história na humanidade. Cuide muito bem de você, pois, emoções malcuidadas impactam a saúde. Seja bem-vindo a bordo da resiliência!
*Efigenia Vieira é headhunter e CEO da Upside Group