Renan Ferreirinha (PSB) - Divulgação
Renan Ferreirinha (PSB)Divulgação
Por Renan Ferreirinha*

De jovem ativista pela democracia a um pioneiro no movimento pela sustentabilidade, Alfredo Sirkis é um daqueles que a história lembrará para sempre. Num dos momentos mais críticos da nossa civilização, em que a democracia e o meio ambiente estão cada vez mais ameaçados, ele partiu do plano físico, mas deixou pra gente um legado imenso. Um legado que inspira e ainda inspirará milhões de jovens na luta por um mundo mais justo e sustentável.

De origem judaica, filho dos imigrantes judeus-poloneses Liliana e Herman Syrkis, ele entendia como poucos as consequências da ditadura militar no país, tendo sido inclusive exilado.

Jornalista, escritor, parlamentar, gestor público e até candidato a Presidência da República, Sirkis viveu plenamente e dedicou a sua vida lutando pela preservação do meio-ambiente, pelo desenvolvimento sustentável e por melhorias na qualidade de vida de todos nós. Foi um dos primeiros a trazer a pauta ambiental para a atuação política, num momento em que quase ninguém queria falar sobre isso. Tornou-se um dos grandes ambientalistas brasileiros.

Sirkis também é uma inspiração para a juventude e, em especial, para as novas gerações de ativistas. Fazia constantemente trabalhos de formação com lideranças climáticas e jovens ambientalistas. Numa conversa com a diretora do Youth Climate Leaders, Cássia Moraes, sobre as futuras gerações, ele deu um conselho: “lute, lute, lute muito (...) o movimento jovem tem que ir além do protesto, e se colocar, não deve ser mais importante do que a vitória da causa propriamente dita”. E orientou a “estudar ao máximo a causa e entender ao máximo como ela pode ser vitoriosa.” Sábios conselhos de quem dedicou sua vida em defesa do bem comum.

Sirkis ficará para sempre na nossa memória e seu legado seguirá. A maior homenagem que podemos prestar é continuar sua luta por um mundo melhor, mais justo, com mais democracia e sustentabilidade. Obrigado, Sirkis.
*Renan Ferreirinha é Renan Ferreirinha, deputado estadual (PSB-RJ)
Publicidade
Artigo escrito em parceria com Guilherme Cohen, cofundador do coletivo Judeus pela Democracia