Antônio Carlos dos Santos  subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil do Governo do Estado do Rio - Divulgação
Antônio Carlos dos Santos subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil do Governo do Estado do RioDivulgação
Por Antônio Carlos dos Santos (*)
Apoiada e aplaudida pela população, a Operação Segurança Presente vai ficar ainda melhor. Desde que assumi a subsecretaria de Ações Estratégicas da Casa Civil do governo do Estado do Rio de Janeiro, há quase dois meses, tenho estado com os policiais militares, agentes civis e assistentes sociais nas bases do programa para ouvir suas necessidades, e trabalhar para que tenham as condições necessárias de prestar o melhor serviço possível à população. Também tenho encontrado lideranças comunitárias das regiões onde o Segurança Presente está instalado, ouvindo suas demandas.

Nesse período, a Marcha pela Cidadania e Ordem começou a ser incorporada à Segurança Presente. Seus agentes e assistentes sociais, que já fizeram mais de 1600 atendimentos de pessoas em situação de vulnerabilidade social em 25 bairros, passaram a atuar nos locais onde há bases da operação, numa Marcha Itinerante. Foi assim em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, essa semana. Na Praça da Cruz Vermelha, que passou a ser policiada pelo Centro Presente, a Marcha também atuou, com a Lei Seca e parceiros da Prefeitura do Rio, caso da Comlurb.

A Operação Segurança Presente tem bases em 30 locais: Lapa, Aterro do Flamengo, Méier, Lagoa, Centro, Niterói, Copacabana, Leblon, Tijuca, Ipanema, Nova Iguaçu, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Austin, Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel, Bonsucesso, São Gonçalo, Madureira, Jacarepaguá, Belford Roxo, Queimados, Irajá São João de Meriti, Magé/Piabetá, Itaguaí e Cristo Redentor. A maioria – 22 – foi inaugurada a partir de janeiro de 2019.

Além de policiamento de proximidade e da atuação das assistentes sociais com pessoas em situação de vulnerabilidade social, um de seus diferenciais, os resultados que a Segurança Presente alcançam contribuem para que a população apoie cada vez mais esse programa do governo do Estado do Rio de Janeiro. E os números de produtividade são impactantes: de janeiro de 2019 até hoje, mais de 9 mil pessoas foram conduzidas às delegacias após a abordagem cidadã de nossos agentes, que também cumpriram 2.247 mandados de prisão. O trabalho das assistentes sociais resultou e mais de 67 mil atendimentos, desde encaminhamento para abrigos até auxílio na emissão gratuita de documentos.

A redução da criminalidade quando uma base da Operação Segurança Presente é instalada é imediatamente sentida por moradores e comerciantes daquela região. Na Tijuca, por exemplo, não houve nenhum registro de roubo de celular, a transeunte e a estabelecimento comercial em agosto deste ano na área e horário de atuação do Tijuca Presente. Em Laranjeiras, Bangu e Duque de Caxias esse resultado foi alcançado no mesmo mês nos indicadores de roubo de celular e roubo a estabelecimento comercial. Com a integração das demais operações da Casa Civil do Governo do Estado do Rio, todo esse trabalho, que já é excepcional, vai ficar ainda melhor.
(*) Subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil do governo do Estado do Rio