Bianca Provedel
Bianca ProvedelDivulgação/ Instituto Ronald McDonald
Por Bianca Provedel*
Diante do atual cenário de instabilidade da pandemia da covid-19, como buscar alternativas do terceiro setor para reagir à crise e encontrar soluções para arrecadação de recursos para manter programas e projetos que atuam em prol causas?
Embora pesquisas indicam que mais de 60% das instituições de terceiro setor no mundo apresentam queda de receitas, observamos uma grande mobilização da sociedade. Segundo pesquisa do Monitor das Doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), desde março, o Brasil já soma mais de R$ 6 bilhões em doações.
Publicidade
Há 21 anos, o Instituto Ronald McDonald aproxima famílias da cura do câncer infantojuvenil, doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Inca. Nossas crianças e adolescentes possuem imunidade baixa, estão no grupo de risco da covid-19, e não podem parar o tratamento oncológico. Por isso, buscamos a cada dia reforçar o nosso propósito com revisão, reflexão e correção de rotas diária.
O IMPACTO!
Publicidade
Realizamos uma grande revisão estratégica, e suspendemos a nossa grade de eventos presenciais de arrecadação prevista para 2020, resultando em uma queda de mais de 40% em nossas receitas.
Passamos então a segmentar nossas atividades em três grandes unidades de negócio: Grandes Captações, Pequenas Doações e Campanhas de Mobilização de Rede.
Publicidade
Lançamos em março a campanha digital “Vamos vencer juntos a COVID”, com doações via aplicativo, importante recurso durante o distanciamento social.
Também transformamos a campanha Sorte Acelerada em uma ação digital via e-commerce. A ação é uma parceria com Hyundai Motor Brasil, com venda de cupons a R$ 10,00 para sorteio de um carro HB20 Nova Geração, que será realizado dia 09 de setembro pela Loteria Federal. Adquirir o cupom e concorrer ao prêmio, basta acessar www.sorteacelerada.org.br
Publicidade
Iniciamos a parceria com a Incentive, para ação de arredondamento de compras via cartão de crédito Mastercard. Além da parceria com o Pic Pay, com ações de doações através das carteiras digitais e cashback.
Também estamos elaborando um plano de fortalecimento das relações institucionais por meio de ligações, e-mailmarketing e WhatsApp.
Publicidade
Passamos a realizar lives de entrevistas, que promovem o aumento da reputação das ações e das doações nas redes sociais. Tivemos em maio desafio “Na Esteira da Solidariedade”, realizado pelo ultramaratonista Mauro Chasilew, que correu durante 12h na esteira de sua casa 100 km, em prol do câncer infantojuvenil.
Ainda analisamos digitalizar a campanha do McDia Feliz, que terá sua 32ª edição em novembro e, certamente, ganhará nova roupagem com grandes desafios em 2020.
Publicidade
Estamos diariamente renovando nosso portfólio e redesenhando o nosso planejamento. Afinal, conseguir recursos é um grande desafio para todas as instituições que atuam em prol de causas.
*Bianca Provedel é coordenadora da Área de mobilização de Recursos do Instituto Ronald McDonald