Paty do Alferes fica no sul do estadoDivulgação

A FUNRIO está com inscrições abertas para médicos formados interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos participando do Programa Mais Saúde pra Gente, em parceria com a prefeitura de Paty do Alferes. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (27) e podem ser feitas virtualmente. O programa é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura e a FunRio e tem como objetivo inicial aperfeiçoar profissionais médicos para atendimento aos usuários do SUS, com o Curso de Medicina Familiar e Comunitária, com ênfase em Estratégia de Saúde da Família.
O Curso terá três anos de qualificação permanente, com atividades práticas nas Unidades de Saúde do Município, e teóricas semanais, que serão transmitidas on-line por meio de dispositivos portáteis. As aulas e as atividades serão ministradas por Coordenadores e Consultores Acadêmicos com titulação de doutorado nas principais áreas da Medicina, e os médicos contarão ainda com um Consultor Acadêmico Local para das suporte em casos mais complexos e/ou que exijam os conhecimentos de um profissional com mais experiência.
Todo o processo tem como foco a melhoraria na qualidade dos atendimentos prestados aos moradores de Paty e na fixação dos médicos na região, pilares para alcançar o objetivo de reduzir as barreiras no acesso da população à Rede de Atenção a Saúde (RAS). Os 10 médicos selecionados exercerão um total de 40 horas semanais de atividades junto à comunidade. O Programa Mais Saúde pra Gente é o primeiro firmado entre uma prefeitura do Estado e a FunRio. De acordo com o secretário interino de Saúde de Paty, Paulo José de Oliveira, o projeto vai transformar a saúde de Paty e fortalecer o SUS. O início das atividades está previsto para a primeira semana de outubro.