José Ricardo das Chagas Lopes é atual chefe da Divisão de Projetos de Engenharia do município.Foto: Divulgação/Polícia Civil.

RIO DAS OSTRAS - Um funcionário concursado da prefeitura de Rio das Ostras, que estava prestes a assumir uma secretaria municipal, em cargo de comissão, foi preso por agentes da 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP) no final da tarde desta terça-feira (7). Ele era considerado foragido da Justiça desde 2018. José Ricardo das Chagas Lopes é atual chefe da Divisão de Projetos de Engenharia do município, onde recebe a remuneração de R$ 1.996, 80 mensalmente. 
José também já foi candidato à vereador no município nas eleições de 2012. Ele já foi cedido ao Detran do bairro Jardim Marileia e atualmente estava cedido à Receita Federal, onde segundo a Civil, seria promovido à uma chefia. A prisão impediu este ato. Segundo o delegado titular da distrital, Ronaldo Cavalcante, contra ele pendia um mandado de prisão preventiva expedido pela 36ª Vara Criminal da Capital.

José foi indiciado pela Delegacia de Defraudações pelos crimes de associação criminosa, estelionato e falsidade ideológica. "Ele é funcionário da prefeitura de Rio das Ostras e iria assumir uma secretaria. Tentamos capturá-lo na semana passada, mas ele conseguiu fugir. Porém descobrimos que continuava batendo o ponto às 7h e 17h. Montamos uma campana e conseguimos prendê-lo", conta o delegado.

Segundo as investigações da delegacia especializada carioca, o grupo criminoso falsificava documentos e aplicava golpes em diversas pessoas, como vendas de terrenos e imóveis O criminoso foi capturado na Rua Campo de Albacora, no Loteamento Atlântica, quando após bater o ponto biométrico e encaminhado para a 128ª DP, onde segue à disposição da Justiça.