Rio - Hoje é o primeiro dia útil do carioca após a reorganização de 55 linhas de ônibus intermunicipais e municipais que fazem parte do planejamento da secretária de transportes, para que o VLT seja inaugurado no próximo dia 22. As novas mudanças no trânsito do Rio entraram em vigor no último sábado.
Agora, as linhas de ônibus intermunicipais vindas da Baixada que tinham como pontos finais a Avenida Presidente Vargas e a Rua Sacadura Cabral passam a finalizar o trajeto no Terminal Américo Fontenelle. Já as linhas intermunicipais vindas da Ponte Rio-Niterói, que têm como ponto final a Avenida Presidente Vargas, passam a terminar o percurso na Avenida Marechal Floriano ou na Rua Visconde de Inhaúma. Outras 13 linhas municipais serão afetadas, e ao todo, esta mudança afeta 55 linhas.
No próximo sábado, 14 de maio, a reorganização que vai ter maior impacto entra em vigor e vai atingir 220 linhas. Além disso, duas faixas da Avenida Rio Branco serão reabertas para carros, sendo que a terceira faixa ficará exclusiva para os ônibus troncais, no trecho entre Avenida Presidente Vargas e Avenida Nilo Peçanha.
PLACAS INFORMATIVAS
A população pode conferir as informações sobre as datas planejadas para novas etapas das mudanças, as linhas afetadas e os novos pontos finais no site e nas redes sociais da secretaria municipal de transportes.
Há ainda 52 placas/faixas informativas e 22 bandeiras para ajudar os cariocas. Só a CET Rio instalou 22 bandeiras e 16 placas instaladas nas ruas Visconde de Inhaúma, Sacadura Cabral e Avenida Marechal Floriano.
Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) colocou 26 placas informativas nas avenidas Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Churchill, Augusto Severo e Presidente Vargas e General Justo. A rua Santa Luzia e a Praça Pio X também receberam as placas. A Concessionária VLT Carioca instalou outras dez placas na região.