Por adriano.araujo

Rio - O prefeito Eduardo Paes foi internado no início da tarde desta segunda-feira no Hospital Samaritano, em Botafogo, para a retirada de um cálculo renal. A pedra nos rins do chefe do Executivo municipal fez com que fossem cancelados todos os compromissos de sua agenda para a tarde desta segunda e terça-feira. De acordo com assessores, Paes sentiu dores no fim de semana e, após exame de tomografia realizado nesta manhã, no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, foi detectada a existência do cálculo. O prefeito enfrentou a mesma situação em agosto de 2010, mas, na época, não chegou a operar.

Eduardo Paes é internado na Zona Sul com cálculo renalLevy Ribeiro / Agência O Dia

Até o fechamento desta edição, a unidade ainda não havia divulgado boletim médico, informando se ele já havia passado por cirurgia ou não. O urologista Paulo Rodrigues, que acompanha Paes há anos devido a outras crises renais, foi quem solicitou a internação e o seu encaminhamento para o Samaritano, onde o médico atende, e faria a detecção do tipo de cálculo e o procedimento necessário para eliminá-lo.

A previsão de Paulo Rodrigues, conforme a assessoria, é de que o prefeito iria dormir no hospital, mas que deveria ter alta hoje. À noite, especulava-se que a cirurgia para a eliminação do cálculo seria a laser, uma vez que, ainda segundo assessores, “o procedimento não levaria pontos”. Nesse tipo de operação, utilizada para eliminar pedras com menos de 15 milímetros por meio da introdução de um pequeno tubo desde a uretra até o rim, a pedra é quebrada com laser em pequenos pedaços, que podem ser eliminados na urina.

Por conta da internação de Paes, curiosamente, os cariocas ficaram nesta segunda-feira sem seus representantes eleitos para prefeitura, governo estadual e Presidência da República, já que Luiz Fernando Pezão e Dilma Rousseff também estão afastados. O primeiro para tratamento de um câncer — sendo substituído pelo vice Francisco Dornelles — e a presidente, devido ao processo de impeachment. Ao saber da internação de Paes, Pezão, que passa por ciclos de quimioterapia, não perdeu o bom humor, uma de suas características: “É...A vida não está fácil não”, disse ao DIA.

Clique e veja o infográfico completoArte O Dia

Churrasco e o calor do Rio contribuem

O chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Eduardo Rocha, alerta que cálculo renal é uma das doenças que mais acometem os cariocas por conta de dois fatores: o alto consumo de churrasco e o forte calor que a cidade enfrenta na maior parte do ano.

“O consumo exagerado de proteína animal, como carne de vaca, por exemplo, e sal, e a grande perda de sódio, eliminado no suor e não reposto, provocam a formação de cristais, que se concentram no aparelho urinário”, justifica Rocha.

Geralmente quem diagnostica o cálculo renal é o nefrologista. O urologista faz a cirurgia. “Quem tem fatores de risco, como histórico familiar, obesidade e alto consumo de álcool, deveria passar por exames pelo menos uma vez ao ano. Infelizmente, porém, a maior parte das pessoas só procura o médico na crise de dor”, comentou o especialista.

Você pode gostar