Por adriano.araujo

Rio - O adolescente Jhonata Dalber Matos Alves, 16 anos, morto com um tiro na cabeça durante uma ação policial no Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte, estava com um saco de pipoca na mão quando foi baleado. Os moradores acusam os PMs confundirem o pacote com drogas e atirarem no jovem.

"Eu cheguei do trabalho, a mãe dele me deu uma ligada e me pediu para fazer um saquinho de pipoca. O Jhonata chegou, pegou o saquinho de pipoca, e desceu. Assim que ele desceu começou o tiro. Deram um primeiro tiro, que eu acho que foi a hora que pegou nele, e começou o pessoal a gritar. Eles começaram a dar tiro atrás do outro. Não foi troca de tiros. Foi eles, só os 'polícia' dando tiro. Não tinha bandido, não tinha ninguém na hora. Foi confundido o saco de pipoca com droga. Jonathan não usa droga, não é usuário de nada. Ele é simplesmente estudante e tem 16 anos", revelou uma moradora, em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Jhonata foi morto após levar um tiro na cabeça no Borel. Moradores acusam policiaisReprodução Facebook

Questionada sobre a denúncia dos moradores de execução, o comando da UPP do Borel não respondeu às perguntas feitas pela reportagem e limitou-se a dizer que posicionamento oficial é que os policiais sofreram um ataque de criminosos e um "homem" acabou baleado. O jovem chegou a ser levado em uma viatura da PM em estado grave ao Hospital do Andaraí, mas ele não resistiu aos ferimentos e já chegou morto na unidade. (Leia no final da matéria a nota na íntegra)

LEIA MAIS: Mortes ocorridas durante operações policiais quase dobraram em maio

Desesperado, um tio de Jhonatan disse que ainda não entendeu o que aconteceu. "Eu não sei direito o que aconteceu, mas os moradores disseram que os policiais já chegaram atirando e mataram meu sobrinho." Antonio Trigo Alves, avô do jovem, estava em prantos com o ocorrido. "Estou indo para o IML pegar meu netinho", disse, emocionado, à reportagem do DIA.

Um vídeo enviado ao WhatsApp do DIA (98762-8248) mostra o desespero após o jovem ser baleado. Nas imagens, os policiais carregam o jovem para a viatura enquanto moradores gritam indignados com a situação. "Covardes", "É tudo o que vocês sabem fazer" e "Mataram o menino" são alguns dos gritos escutados.

Nota da Coordenadoria de Polícia Pacificadora

"Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Borel, dois homens em uma motocicleta foram abordados na localidade conhecida como Curva do Horácio, na noite dessa quinta-feira, 30/06. Antes da parada, eles sofreram uma queda e um dos ocupantes, de acordo com os policiais, estava armado e atirou contra a equipe. Em seguida, suspeitos em um beco próximo ao local, também armados, iniciaram um confronto com os agentes. Um homem foi baleado e socorrido pelos policiais para o Hospital do Andaraí. O outro ocupante da moto e os demais suspeitos conseguiram fugir. Moradores da comunidade chegaram a interditar as Ruas São Miguel e Conde de Bonfim e atiraram pedras e garrafas contra as equipes. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi acionado. O policiamento foi reforçado com o apoio de outras UPPs e também do 6º BPM (Tijuca). A Divisão de Homicídios está investigando o caso."

Você pode gostar