Por gabriela.mattos

Rio - O Procon Estadual descartou 60,9 kg de alimentos impróprios para consumo e autuou três supermercados em Niterói, durante uma ação realizada nesta sexta-feira. O caso mais grave foi o do Supermarket, da Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca. No estabelecimento, os fiscais encontraram 43,45 kg de linguiça vencida, além de 2 kg de salsicha e 15,45 kg de carne exposta a insetos, poeira e fora da refrigeração. Os produtos estavam ainda sem a especificação do prazo de validade.

De acordo com o órgão, o mercado tinha quatro registros no Livro de Reclamações que não foram enviados ao Procon no prazo estipulado pela lei, de 30 dias, e não apresentou o Certificado do Corpo de Bombeiros. Até a publicação desta reportagem, o setor jurídico do Supermarket, que responde às questões relacionadas ao estabelecimento, não havia sido encontrado.

Fiscais do Procon inutilizaram mais de 50 kg de alimentos em três supermercados de NiteróiDivulgação

No Prezunic, também localizado na Alameda São Boaventura, os fiscais encontraram a venda de produtos como linguiça, queijo e salame, com a data de validade adulterada. O órgão informou ainda que o pão francês era protegido por tela e não por vidro, e a trava de trancamento da câmara frigorífica da peixaria estava danificada. Em nota, a rede de supermercados explicou que vai apurar o ocorrido, "para tomar as medidas cabíveis e avaliar todos os pontos levantados pelo Procon em visita à loja".

Já no Mercado Litoral, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, as três câmaras frigoríficas possuíam piso de concreto, ao invés de piso liso, como manda a lei. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para adequação do espaço. Além disso, o Procon disse que o estabelecimento não apresentou o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, apenas o laudo de exigências. Nenhum representante do local foi encontrado.

Você pode gostar