Por adriano.araujo

Rio - O Esquadrão Antibomba, da Polícia Civil, voltou a ser acionado, na manhã desta quarta-feira, para mais uma suspeita de bomba em uma mala, desta vez na porta da Cidade da Polícia, sede das especializadas da Polícia Civil, no Jacaré, na Zona Norte. Mais uma vez, o alarme falso causou grande mobilização, assustou quem passava na região e provocou congestionamentos no trânsito. O caso acontece dois dias depois do susto no Leblon, na Zona Sul, onde uma bagagem também foi abandonada.

LEIA MAIS

Suspeita de bomba fecha rua do Leblon

Grupo brasileiro declara lealdade ao Estado Islâmico, diz ONG

Mala na porta da Cidade da Polícia acionou o Esquadrão Antibombas. É o segundo susto em dois dias%2C quando mala foi abandonada no LeblonMaíra Coelho / Agência O Dia

Os agentes do Esquadrão Antibomba chegaram ao local por volta das 10h e isolaram a área, fechando os dois sentidos da Avenida Dom Hélder Câmara. Com o uso de um equipamento raio-x, eles verificaram o conteúdo que estava dentro da mala. Após verificarem que não se tratava de material explosivo, usaram um canhão de água para abrir a bagagem. Dentro, havia papéis, celulares velhos, uma máquina digital e até uma bíblia. Em seguida, o material foi explodido pelos policiais. "Deve ser de algum morador de rua, que acabou esquecendo", disse Argus Coutinho, inspetor do Esquadrão Antibomba.

Secretaria de Segurança e PM lançam campanha 'Carioca Ligado'

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Segurança, através do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar, lança a campanha "Carioca Ligado. Rio Seguro". A ideia é engajar a população — cariocas e turistas — para situações parecidas com as que aconteceram tanto no Leblon quanto no Jacaré. Serão distribuidos nas ruas panfletos e também haverá divulgação nas mídias digitais e através do BRT, SuperVia, VLT, CCR Barcas, Ecoponte e Arquidiocese do Rio.

Campanha estimula cariocas e turistas a ficarem 'ligados' a situações suspeitasDivulgação

A campanha foi idealizada em reunião integrada das oficinas temáticas de Comunicação Social e de Enfrentamento ao Terrorismo da COESRIO 2016 (Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016) - sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJC) e da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg). Segundo a Secretaria de Segurança, ela permite ampliar a percepção de comportamento suspeito e enfrentamento às ameaças externas. A orientação para a população é procurar um agente de segurança, fazer contato pelo 190 ou ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177), iidentificando a situação suspeita.

"A campanha é um dos braços da preparação da segurança para os jogos. Queremos que a população esteja atenta e chame um agente de segurança caso perceba alguma situação anormal", ressalta o tenente Daniel Puga, coordenador de Comunicação do Comando de Operações Especiais da PMERJ e responsável pela elaboração da campanha.

O trabalho, inspirado na campanha norte-americana “If You See Something, Say Something” (na tradução literal “Se Você Vir Algo, Diga Algo”), foi integrado ao programa de Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista, usado para capacitar agentes de segurança.

Você pode gostar