Por bianca.lobianco

Rio - Segundo aliados do governador em exercício, Francisco Dornelles, a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 — o orçamento será revisto para baixo — servirá para justificar a demissão de funcionários concursados. Mas a alteração não é uma exigência para que as demissões ocorram, diferentemente do publicado na coluna em 2 de julho.

O corte de concursados já está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quando o governo estoura o limite estabelecido com a despesa de pessoal. Nestas situações, o governo deve, no prazo máximo de oito meses, adequar o gasto com servidores ao limite estabelecido pela LRF. No caso do estado, o equivalente a 49% da receita.

Olimpíada na mídia
Montado pela prefeitura na Cidade Nova, o Rio Media Center chegou à marca de cinco mil jornalistas credenciados para os Jogos — cerca 2,5 mil brasileiros. A medalha de prata está com os Estados Unidos (290 profissionais) enquanto a de bronze, com os argentinos (241). Há espaço para mais três mil jornalistas.

Mudando de lado
Ex-subprefeito do Centro, o administrador regional da Barra, Thiago Barcellos, pediu ontem exoneração da prefeitura. Vai coordenar a campanha de Marcelo Crivella (PRB) — adversário de Eduardo Paes e de Pedro Paulo Carvalho (PMDB).

Farpas
Pré-candidata do PCdoB à prefeitura, Jandira Feghalli (PCdoB) se defende da acusação de Pedro Paulo, que disse que ela terá que responder na Lava Jato: “Não é aceitável que tentem confundir uma doação legítima, legal e pública a um partido político com qualquer ilícito. Quem acusa, que prove.”

Impasse
Presidente da Câmara de São João da Barra, Aluizio Siqueira (PP) tenta se lançar à prefeitura depois de a ex-prefeita e correligionária, Carla Machado, ter ficado inelegível. Só que ela, que recorre da decisão, não aceita o nome de Siqueira de jeito nenhum.

Informes:

A Secretaria Municipal de Administração faz hoje, às 11h, sua primeira transmissão em tempo real, pela internet, de um pregão eletrônico. A iniciativa dá transparência a licitações. Processos poderão ser acompanhados em ecomprasrio.rio.rj.gov.br .

A Camerata de Violões faz o show de lançamento do álbum Suítes do Brasil amanhã, às 20h, na Sala Cecília Meireles, na Lapa. Ingresso a R$ 40 (inteira).

Você pode gostar