Por cadu.bruno

Rio - Os amantes dos carros antigos terão um evento especial neste domingo (24.09). Para encerrar as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, o “Detran Presente Carros Antigos” estará no Aterro do Flamengo, das 9h às 14h, com uma edição especial para colecionadores.  Uma exposição de cerca de 100 veículos considerados relíquias movimentará o Monumento dos Pracinhas.

O Detran-RJ também terá uma equipe com mais de 150 funcionários à disposição para realizar todo o processo de vistoria e garantir ao proprietários a obtenção da placa preta de colecionador.

Para obter a placa de colecionador%2C o veículo precisa ser fabricado há mais de 30 anos%2C manter as características originais e fazer parte de um clube de patrocinadoresDivulgação

Um dos serviços especiais para os colecionadores será a vistoria anual de veículos.  A Diretoria de Registro de Veículos estará presente para realizar a regularização do licenciamento anual dos veículos de colecionadores. Para obter a placa preta de colecionador, o veículo precisa ser fabricado há mais de 30 anos, manter as características originais de fábrica e fazer parte de um clube de patrocinadores que chancelem sua originalidade.

“Queremos facilitar a vida dos colecionadores. Eles são apaixonados e se dedicam muito para manter seus veículos sempre da forma original. O Detran Presente precisa facilitar para todos os cidadãos seguirem em frente sempre com seus sonhos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran.

Além disso, os moradores dos bairros do entorno do Aterro do Flamengo também poderão aproveitar os outros inúmeros serviços do Detran, como como emissão da primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação e abertura recursos contra multas e processo de suspensão.

Esta será a 18ª edição do Detran Presente, que desde maio já realizou mais de 33 mil atendimentos pelas 13 cidades por onde passou. Antes do Detran Presente Carros Antigos, o mutirão já tinha atendido um público específico: os taxistas. Em São Cristóvão, em agosto, foram feitos mais de 2,9 mil atendimentos.

Agendamentos abertos

Os agendamentos para os serviços já estão abertos no site do Detran. Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço,  não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 13 cidades, em 16 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Belford Roxo.

Neste sábado, o Detran Presente também estará em Niterói, das 9h às 16h. A estrutura será montada no Caminho Niemeyer, na Rua Professor Plinio Leite, s/nº, próximo ao Teatro Popular Oscar Niemeyer. Os agendamentos também já estão abertos.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Você pode gostar