Por gabriela.mattos

Rio - A operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, terminou com a prisão de um suspeito e a apreensão de dois fuzis M16, três simulacros de fuzil e dois de pistola, uma moto, um radiotransmissor, mais de meia tonelada de maconha e materiais para embalar drogas, nesta quinta-feira. No Parque União, os policiais encontraram ainda uma fábrica clandestina de bebidas e uma pistola.

Policiais detiveram um suspeito e apreenderam uma pistola%2C uma moto%2C um radiotransmissor e materiais para embalar drogas no Parque UniãoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Desde o início da manhã, PMs dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), Ações com Cães (BAC) e Choque atuaram no Parque União e na Nova Holanda em busca de informações sobre o traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157. Segundo denúncias, o chefe do tráfico da Rocinha fugiu para a favela após confrontos que começaram na semana passada.

Em paralelo, policiais da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fizeram uma operação, nesta manhã, na comunidade da Vila dos Pinheiros, também no Complexo da Maré. 

Uma pistola também foi apreendida na operação no Complexo da MaréEstefan Radovicz / Agência O Dia

Na ação, 30kg de maconha em seis tabletes de 5kg e cerca de cinco mil pinos de cocaína de R$ 20 cada. Segundo a Civil, informações sobre a facção criminosa atuante na localidade também foram obtidas e servirão de base para outras ações das delegacias especializadas.

O tenente-coronel Rubens Peixoto, comandante do BAC, reforçou que as ações desta quinta foram desdobramentos da 'Operação Rocinha', mas que, até o momento, a polícia ainda não encontrou vinculação direta das apreensões com Rogério 157.

"Nosso serviço de inteligência integrado ao Comando de Operações Especiais (COE) vem trabalhando de maneira constante para que esse traficante seja localizado. Assim que ele for localizado, a PM fará operações para prendê-lo", destacou Peixoto ao RJTV.

Tiroteios e alunos sem aulas

Por causa da ação, moradores da Maré relataram intensos tiroteios durante a manhã. As escolas da comunidade também não abriram. A Secretaria Municipal de Educação informou que 20 colégios, sete creches e 13 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) não estão funcionando nesta quinta-feira, deixando de atender 14.962 alunos.

Você pode gostar