Por gabriela.mattos

Rio - Primeira cidade do mundo a ostentar o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Unesco, na categoria Paisagem Natural, o Rio de Janeiro tem depositado em seus cartões postais a esperança de liderar a virada do turismo no Brasil. A expectativa é do Ministério do Turismo, que ano passado contabilizou 1,480 milhão de visitantes em solo fluminense 7% a mais que em 2015. Para elevar em mais 14% esse percentual, conforme projeções do governo federal, ações governamentais e privadas para atender bem e cortejar os turistas, estão a todo vapor.

Seis em cada dez pessoas que nunca vieram ao Rio têm intenção de conhecer%2C de acordo com pesquisa do Ministério do TurismoSandro Vox / Agência O Dia

"Nossos esforços nesse sentido têm dado certo, conforme as últimas pesquisas. O Rio oferece um rico catálogo de opções, incluindo serra e mar. Apesar do difícil cenário econômico, a cidade do Rio, com a Copa do Mundo e Olimpíada, passou a ter um papel ainda mais expressivo no cenário turístico. E continua sendo a mais visitada pelos estrangeiros, graças à combinação de suas belezas naturais, com investimentos no setor e a boa receptividade", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, ressaltando que a divulgação do turismo, por meio de fóruns regionais, tem sido prioridade nos 92 municípios.

Os números realmente refletem a euforia. Estudo do Instituto FSB, encomendado pelo Ministério do Turismo, para mensurar o setor na cidade, mostrou que 6 em cada 10 turistas que nunca vieram ao Rio, têm intenção de conhecer. A pesquisa foi feita em agosto, com mil entrevistados. A Riotur tem vários projetos em andamento para treinar os moradores a serem mais receptivos, principalmente nos pontos turísticos. "Nosso maior cartão-postal é o povo carioca", comentou o presidente da Riotur, Marcelo Alves, que comanda ações educativas para recepção de turistas, como o 'Sou Anfitrião do Rio', com grupos trilíngues em rodoviárias e aeroportos.

Pôr do sol no Pier Mauá%2C na Região Portuária%2C é um dos atrativos que sempre encanta os visitantesSandro Vox / Agência O Dia

Ben Willis, de Londres, de férias na Cidade Maravilhosa, se diz encantado com a cortesia dos moradores. "Além disso, as paisagens são lindas e a culinária, ótima", afirmou Ben. Elizabeth Wil, Victória Armindo e Jamile Will, de Santa Catarina, por sua vez, vão levar nas bagagens, centenas de fotos tiradas junto a monumentos históricos, como os Arcos da Lapa. "Também curtimos a Praia de Ipanema e fomos ao Cristo", disse Jamile. "O Rio vai deixar saudades. Que passeio! O Bondinho é maravilhoso", elogiou a americana Caroline Chadwell.

A americana Caroline Chadwell%2C de férias na Capital Fluminense%3A 'O Rio vai deixar saudades. Que passeio!' Sandro Vox / Agência O Dia


Hospedado em um hostel no Vidigal, em São Conrado, Fred Martindale, de Londres, destacou a arte de grafiteiros espalhadas pelos pontos turísticos. "Em todo lugar eu vejo grafites bonitos. Na Inglaterra, se alguém faz uma pintura no muro, o governo pinta por cima", comparou, reclamando, porém, que poucas pessoas ainda falam inglês pela cidade. "É um pouco difícil se fazer compreender fora dos pontos turísticos", disse.

Mais qualificação e ampliação de postos bilíngues

?Para fazer bonito com os estrangeiros, a Riotur tem intensificado projetos de atendimento. Até o fim do ano, 800 taxistas estarão formados pelo curso de reciclagem que prevê, inclusive, o ensino do inglês. Para tirar dúvidas e orientar os turistas sobre a cidade, além de oferecer internet gratuita, a prefeitura inaugurou dois novos postos de atendimento na Urca e Copacabana e, até o fim de 2018 serão 10 novas unidades, espalhadas em diversos pontos como o Boulevard Olímpico e Maracanã. A Guarda Municipal e a PM recebem cursos sobre atividade turística e aprendem técnicas para receber melhor os estrangeiros. E por meio de um convênio de cooperação técnica com universidades de turismo, a Riotur promove reuniões mensais para atualização do setor.

Elizabeth Wil (esq.)%2C Victória Armindo e Jamile Will não economizaram em poses em passeios no Rio Sandro Vox / Agência O Dia

E como acessibilidade tem sido a prioridade dos últimos tempos, pontos turísticos da cidade estão aptos nesse quesito, como o Bondinho Pão de Açúcar, que possui elevadores, rampas e banheiros adaptados. Recentemente, o espaço ganhou um plano inclinado. Para ampliar ainda mais a infraestrutura do Rio nesse quesito, a prefeitura estabeleceu uma parceria entre a OAB-RJ e a Secretaria de Pessoa com Deficiência, com objetivo de criar novos projetos. 

Você pode gostar