Por thiago.antunes
Rio - A Prefeitura do Rio divulgou ontem, o calendário de pagamento do IPTU 2018, que já receberá o reajuste aprovado pela Câmara de Vereadores. O aumento será 50% para o ano que vem e o restante, em 2019. O desconto para cota única permanece em 7%.
O carnê será enviado para as residências ao longo do próximo mês, mas a partir do dia 18 de janeiro, a segunda via ficará disponível na Internet (www.iptu.rio.rj.gov.br).

Quem optar pela quitação do imposto parcelado, deverá ficar atento às datas para pagamento das 10 cotas. A primeira, com final de inscrição de 0 a 5, tem vencimento no dia 7 de fevereiro. Para o final de 6 a 9, o prazo é até o dia 8 do mesmo mês. A data da primeira parcela é a mesma da cota única. O restante das parcelas são dividas mês a mês, com data final nos dias 8 e 9 de novembro.

Publicidade
Dívida ativa
Para as guias do IPTU 2018, a data limite para pagamento será o último dia útil do mês de maio de 2019, e a geração de notas de débito com vistas à inscrição em dívida ativa se fará ao longo do mês de junho do mesmo ano. Os valores do reajuste, conforme a atualização do imposto na Lei 6.250/2017 serão cobrados integralmente a partir de 2019.
Publicidade
Os pedidos de segunda via do carnê solicitados após o vencimento da primeira cota estão sujeitos a acréscimos em relação às cotas vencidas.
Além da internet, moradores do Rio têm à disposição sete postos da Secretaria de Fazenda. Os endereços estão no mesmo site da emissão do carnê. O Portal 1746 também possui atendimento especializado sobre o IPTU.