Por thiago.antunes
Rio - Se depender da Câmara de Vereadores do Rio, o prefeito Marcelo Crivella vai ter muito trabalho para aprovar o pacotão de projetos que enviou para a Casa. Ontem, a sessão foi cancelada por falta de quórum, embora muitos vereadores estivessem por lá. A maioria, no entanto, estava debatendo os projetos enviados pelo Executivo. Dos 18 recebidos, todos tiveram pedidos de vistas.
"Não há tempo hábil de analisar projetos tão sérios, que vão causar impactos grandes, a toque de caixa", explicou o vereador Fernando William (PDT). O vereador Júnior da Lucinha arrancou gargalhadas ao pedir vistas com um óculos em formato de coração. Com esse expediente, as comissões agora terão seis dias para analisar e dar o parecer.
Publicidade
Negociação
Enquanto isso, já começou uma negociação para colocar na pauta os projetos mais importantes e aqueles que vão aumentar a arrecadação para o Executivo, como o pagamento de tarifa para licenciamento ambiental.
Publicidade
Votação
Se tudo der certo, a Alerj vai, finalmente, votar hoje em sessão extraordinária a indicação de Rodrigo Melo do Nascimento como conselheiro substituto de Jonas Lopes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na semana passada, a sessão foi cancelada após uma ação popular que suspendeu a aposentadoria de Lopes.
Publicidade
Expectativa
A votação está sendo aguardada com expectativa pelo pessoal do TCE. "Esperamos que a Alerj aprove o nome do Rodrigo. Isso fortalece o processo de mudanças que estamos vivenciando. É bom para o TCE e, principalmente, para a sociedade", comemorou Luiz Marcelo Magalhães, presidente do Sindicato dos Servidores do TCE (SindServ/TCE-RJ)
Publicidade
Reprovadas
Das contas relativas a 2016 dos 27 municípios do Rio que foram analisadas até agora pelo TCE, 20 tiveram parecer contrário à aprovação. No ano passado, do total dos 91 municípios (excluindo o Rio, que tem as contas analisadas pelo TCM), apenas oito tiveram parecer contrário.
Publicidade
Ritmo lento
A demora para a apreciação das contas dos municípios foi em virtude do afastamento dos cinco conselheiros titulares. Como o plenário está apenas com quatro conselheiros (uma titular e três substitutos), o TCE, pela primeira vez, não vai entrar em recesso, porque, por lei, não pode parar sem analisar as contas.
Publicidade
Mudando vidas
O Programa Replantando Vida da Cedae vai dar hoje os certificados do Curso de Capacitação em Restauração Florestal a 42 pessoas que cumprem pena no sistema prisional do estado. Agora, os alunos vão dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos viveiros de mudas da Mata Atlântica. Desde que foi criado, em 2008, cerca de 3 mil apenados passaram pelo programa.
Publicidade
Três dias
A mudança da data de pagamento do ISS para o terceiro dia útil do mês seguinte à data de competência não agradou ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). "Os contribuintes mal retornarão das festividades do Ano Novo e já terão que se virar para no dia 4 de janeiro irrigarem os cofres da prefeitura. Isso só demonstra que o Exmo. Sr. Prefeito desconhece que a maioria dos contribuintes tem a apuração do ISS realizada por profissionais contábeis terceirizados", reclamou Alexandre Andrade, conselheiro do CRC-RJ