Após morte de fotógrafo, guerra entre facções se intensifica na comunidade do Santo Cristo, em Niterói
De acordo com a plataforma Fogo Cruzado, nove tiroteios foram registrados nos últimos quatro dias
Por O Dia
Rio - Moradores da comunidade Santo Cristo, no bairro do Fonseca, em Niterói, estão há quatro dias seguidos convivendo com intensos tiroteios por causa de guerra entre facções rivais. De acordo com a plataforma Fogo Cruzado, foram registrados nove tiroteios nos últimos quatro dias, totalizando 19 tiroteios desde o começo do ano, um aumento de 111% em relação ao mesmo período de 2020.
A região se tornou palco de confronto entre as facções do Terceiro Comando Puro (TCP) e o Comando Vermelho (CV) há pelo menos um mês. Segundo a polícia, homens ligados à antiga facção, o TCP, tentaram retomar a comunidade, mas foram surpreendidos pelos rivais do CV. Após um dos confrontos, que ocorreu na madrugada de sexta-feira (14) para o sábado (15), um grupo teria parado perto da casa do fotógrafo Thiago de Freitas Souza, 32 anos, morto com um tiro na cabeça após pedir silêncio para os traficantes.
Segundo a Polícia Militar, antes mesmo do episódio da morte do fotógrafo, desde o dia 7 de maio, equipes do 12º BPM (Niterói) já realizavam ações ostensivas no bairro. Na segunda-feira (17), os policiais foram atacados por grupos de criminosos na comunidade e houve confronto. Não há informações de feridos até o momento.
Publicidade
Horas depois, na madrugada de terça-feira (18), moradores registraram mais um intenso tiroteio, mas dessa vez sem a presença dos policiais. Criminosos do TCP e CV trocaram tiros por mais de 5 minutos, deixando os moradores reféns do medo.
Noite na comunidade de Santo Cristo, em Niterói, é marcada por confronto entre facções : Divulgação pic.twitter.com/OHSS2zGoXZ
Na tarde desta terça-feira, a PM afirmou que segue intensificando o policiamento, com o objetivo de coibir a movimentação de criminosos em localidades do bairro. Em nota, a polícia informou ainda "as equipes policiais também estão fazendo a remoção de obstáculos colocados em vias públicas ("barricadas") do Fonseca."
Sobre a morte do fotógrafo Thiago Freitas, a Polícia Civil informou que o caso segue em andamento pela equipe da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). "Os agentes estão ouvindo testemunhas e realizando diligências para identificar a autoria do assassinato de Thiago Freitas de Souza e esclarecer os fatos."
Estamos recebendo relatos de intenso tiroteio no Fonseca, nas favelas da Santo Cristo e Palmeira. Mais uma noite de terror e desespero para os moradores da região. É precisa uma outra política de segurança para enfrentar a violência no nosso estado! pic.twitter.com/23zCFKj4GO
Portal dos Procurados lança cartaz com foto de fotógrafo morto em Niterói
Publicidade
O Portal dos Procurados divulgou nesta segunda-feira (17), um cartaz com a foto do fotógrafo Thiago de Freitas Souza, 32 anos, pedindo informações para ajudar nas investigações da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) em identificar e prender os envolvidos na morte de Thiago.