Crivella assina decreto que garante uso de helicópteros para transplante de órgãos

A fim de garantir agilidade, medida atende a pedido do Programa Estadual de Transplantes

Por O Dia

Marcelo Crivella
Marcelo Crivella -

Rio - Em decreto publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou que as horas de voo de helicópteros à disposição da prefeitura sejam usadas, prioritariamente, para o transporte de órgãos a serem transplantados. A ação foi idealizada pela prefeitura para dar suporte ao Programa Estadual de Transplantes (PET), responsável pelo encaminhamento dos órgãos doados, e garantir mais agilidade nesse tipo de serviço a 47 hospitais da Região Metropolitana.

Crivella enfatizou a importância de a prefeitura contribuir para salvar vidas, tornando mais ágil a chegada de órgãos aos hospitais.

"Vamos usar as horas de voo que temos direito para ajudar a salvar vidas, possibilitando que o transporte de órgãos seja ainda mais eficiente e ágil, garantindo que mais pessoas sejam atendidas", disse o prefeito.

Somente neste ano, segundo a assessoria do Executivo municipal, a Prefeitura do Rio tem direito a aproximadamente 60 horas de voo acumuladas.

Ainda segundo a prefeitura, além do traslado por helicóptero, o serviço contará com apoio terrestre de viatura com sirene, prestado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), para o transporte da unidade hospitalar até o local de decolagem.

 

Últimas de Rio de Janeiro