Abandono: Hospital de Campanha do Maracanã não está funcionando em meio à alta de casos de covid-19 na cidade - Daniel Castelo Branco
Abandono: Hospital de Campanha do Maracanã não está funcionando em meio à alta de casos de covid-19 na cidadeDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, se reuniu com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), para definir que os supermercados do Estado serão usados como pontos de vacinação contra a Covid-19.
A ação, proposta por Queiróz, é de que as lojas auxiliem no processo de vacinação cedendo seu espaço. Segundo a ASSERJ, os detalhes da iniciativa serão aprofundados em uma reunião - ainda sem data definida - entre a associação e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Publicidade
"A gente tava junto no início da pandemia, onde corajosamente garantimos o abastecimento da população, e estaremos juntos no fim da pandemia no ato de vacinação, dentro dos supermercados. Eu agradeço a cada supermercadista por eu poder ser um porta voz para o governo de algo tão importante dentro da pandemia", afirmou o presidente da ASSERJ.
Em nota, a assessoria da ASSERJ informou que será um plano inteligente para comtemplar todo o Estado, todos os municípios. Não serão todos os associados da ASSERJ que servirão de pontos de vacinação, mas já estão tendo a adesão de supermercadistas que tem lojas em todo o estado.
Publicidade
FREEZERS PARA ARMAZENAR VACINA DA PFIZER
O Governo do Rio comprará, nesta semana, freezers para receber os imunizantes da Pfizer. A informação foi dada pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), neste domingo. A vacina da farmacêutica norte-americana exige um armazenamento em temperaturas de abaixo de -70º C, o que torna a operação mais complexa.
Publicidade
"Essa semana nós já estamos comprando os freezers que a vacina da Pfizer precisa, para que, na hora em que essa vacina estiver disponível, o Rio de Janeiro tenha condições de recebê-la. Para isso, temos que estar logisticamente preparados. Estamos preparando a questão de logística e estrutura para distribuir o mais rápido possível à população", afirmou Castro.
8 MILHÕES DE SERINGAS ATÉ DOMINGO
Publicidade
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o próximo domingo, dia 20, o estado vai receber oito milhões de seringas para aplicação da vacina contra o vírus da covid-19, garantindo assim a primeira fase da vacinação. A estimativa é de imunizar 3,4 milhões de pessoas no estado. Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Chaves, na semana passada, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
"Em janeiro, devem chegar as outras oito milhões de seringas. A nossa previsão é começar a campanha de vacinação em março. Ela ocorrerá em quatro fases, e neste primeiro momento, vamos priorizar os profissionais da saúde, idosos, população indígena, pessoas com comorbidades, professores, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade", pontuou. O secretário lembrou que as oito milhões de seringas serão o suficiente para aplicar duas doses para esta população prioritária.
Publicidade