Cursos de informática estão entre entre os oferecidos pela Uerj - Divulgação
Cursos de informática estão entre entre os oferecidos pela UerjDivulgação
Por Aline Cavalcante

Rio - Cada vez mais universidades abrem as portas de cursos e atividades para a terceira idade e mostram que nunca é tarde para aprender. Uma das pioneiras, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Uerj oferece, gratuitamente, cerca de 50 cursos, oficinas livres, seminários, fóruns, workshops, grupos de estudos, além de aulas abertas e festas temáticas. Tudo voltado para alunos com mais de 60 anos.

Além dos cursos de pós-graduação para aqueles que querem se especializar na terceira idade, a UnATI da UERJ oferece aulas para a memória, passando por cursos de idiomas e de informática até dança de salão. Por semestre, cerca de 3 mil idosos são atendidos.

A ideia é poder aumentar o bem-estar no momento em que há um aumento na expectativa de vida. E isso significa conseguir equilibrar questões médicas com aspectos sociais e culturais de cada um.

Para se inscrever em um dos cursos da UnATI da Uerj é preciso ir ao local, que fica no campus da universidade, na Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Bloco F, no Maracanã. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h. Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelos telefone 2334-0053 ou 2334.0131.

Atendimento na Baixada

Na Unigranrio, em Duque de Caxias, há também um Centro de Convivência para Idosos, que funciona às terças e quintas. No local, além das atividades de memória, alongamento e terapia, eles têm atendimentos gratuitos com otorrinolaringologista, dermatologista e oftalmologista.

"O objetivo central é contribuir para a melhoria dos níveis de saúde física-mental e social das pessoas idosas, aproveitando as possibilidades existentes na Instituição Universitária", afirma Sônia Mendes, Pró-Reitora Comunitária.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Professor José de Souza Herdy, 1160, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias. Outras informações: 3219-4040.

Você pode gostar
Comentários