Ação começou nesta segunda-feira; interessados devem levar RG, CPF e comprovante de residência - Divulgação
Ação começou nesta segunda-feira; interessados devem levar RG, CPF e comprovante de residênciaDivulgação
Por O Dia

Rio - Os consumidores que possuem dívidas com empresas e bancos podem negociá-las a partir desta segunda-feira, no Mutirão de Negociação de Dívidas da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com a Casa, na primeira semana representantes da Vivo, Tim, Claro, Oi e Light atenderão os clientes com pendências na sede da Codecon.

Já na segunda semana, será a vez dos bancos Bradesco, Itaú, Caixa, BMG e Santander. É importante que o titular da dívida leve o CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O mutirão funcionará das 10h às 17h, na Rua da Alfândega, nº 8, no Centro do Rio.

Segundo a Alerj, além de funcionários treinados para fazer conciliações, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Serasa Experian também estarão presentes para dar suporte. A “força-tarefa” pretende evitar o endividamento excessivo das pessoas e reduzir multas e juros, viabilizando a regularização das dívidas.

“Além de defender os direitos dos consumidores, a comissão tem uma importante missão social que é difundir a educação financeira e estimular o consumo consciente. O importante é que as pessoas evitem o efeito de bola de neve, que acaba dificultando até o pagamento das despesas básicas, como comida e transporte”, explica o presidente da Codecon, deputado Luiz Martins (PDT).

Você pode gostar