Rio de Janeiro se prepara para virada do ano - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Rio de Janeiro se prepara para virada do anoPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por *Caio Cardoso e *Rodrigo Sampaio

Rio - A praia de Copacabana deve receber um público de dois milhões de pessoas durante a festa de Réveillon. Segundo a Prefeitura do Rio, dez balsas vão auxiliar no show de fogos de artifício, que vai durar 14 minutos neste ano, três a menos que em 2017.

"Neste conceito, diminuiremos o uso de bombas menores, incrementando com novas e inéditas, de diversas polegadas e um grande poder de abertura e duração. O resultado será uma melhor visualização, com ganho de redução de fumaça e novo impacto visual”, diz Marcelo Kokote, da Vision Show, que comanda os fogos pelo segundo ano consecutivo.

Segundo Marcelo Alves, cerca de 85% da rede hoteleira da cidade já está ocupada para as festas de fim de ano. Além de Copacabana, os bairros com maior número de reservas são Flamengo, Ipanema e Leblon, todos na Zona Sul carioca. "Isso é fantástico. Isso é exemplar", disse Marcelo.

Entre as atrações musicais que vão abrir a noite do dia 31, às 19h, estão Marcos Vivan, Banda de Ipanema, DJs Cat Dealers, Baby do Brasil, Gilberto Gil. Após a solta de fogos, a cantora Ludmilla é quem anima os presentes, seguida da bateria da Beija-Flor de Nilópolis. O encerramento das apresentações está previsto para as 4h da manhã.

A novidade vai ficar por conta do Cristo Redentor, que receberá uma projeção digital mapeada em suas faces frontal e posterior, o que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180°. A ideia é que um dos maiores ícones da cidade possa "virar" seu rosto para bairros da cidade que ficam às suas costas.

"Pessoalmente estou muito feliz por essa conquista e por contribuir para a festa carioca que já se tornou um símbolo brasileiro e uma referência mundial. E, sim, teremos uma virada inesquecível. A festa de 2019 vai homenagear o estilo de vida do carioca – da gema ou de coração. Na comemoração da chegada do novo ano, vamos apreciar belíssimas imagens do Rio e nos encantar com depoimentos de amantes da nossa cidade. Estaremos, todos, unidos dando às boas-vindas a 2019 com uma queima de fogos inédita e um repertório diversificado, que vai da MPB ao funk", exalta Marcelo Alves.

Este ano, mensagens de paz em Libras também serão transmitidas nos telões da praia de Copacabana, que vai contar com 30 torres da Polícia Militar, quatro postos médicos e 800 banheiros químicos.

No dia 27 de dezembro, a Riotur vai inaugurar a primeira Loja Rio, que será instalada próximo ao palco, em frente ao hotel Copacabana Palace. O objetivo é oferecer aos cariocas e turistas uma linha de produtos próprios com a marca Rio, desenvolvida pelo órgão. A loja estará ativa até 10 de março de 2019, após o Carnaval.

Além da festa em Copacabana, outros oito bairros da cidade vão receber shows na virada do ano. Flamengo, Guaratiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá, Madureira, Penha, Ramos e Sepetiba devem reunir, juntos, cerca de 600 mil pessoas nos festejos que começam a partir das 19h.

*Estagiários, como supervisão do editor

Você pode gostar