O filho da vítima se desespera durante o sepultamento - Marcio Mercante / Agência O Dia
O filho da vítima se desespera durante o sepultamentoMarcio Mercante / Agência O Dia
Por Felipe Rebouças*

Rio - Familiares e amigos deram na tarde desta terça-feira o último adeus a Hugo Klein, proprietário de empresa de pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no funeral do idoso, de 71 anos, assassinado com um tiro no pescoço durante uma suposta tentativa de assalto. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira, à 1h30.

“Foi um marido maravilhoso, um pai maravilhoso, um ser apaziguador”, disse Tânia de Andrade Klein, de 67, esposa da vítima.

Hugo Klein estava fechando o caixa do seu empreendimento, na Avenida Epitácio Pessoa, na altura píer do Corte do Cantagalo, na Lagoa, quando dois homens numa moto o abordaram e o assaltaram, segundo informações do 23º BPM (Leblon). O atirador ainda teria feito nove disparos a esmo, a fim de dispersar quem estava no local. Um deles atingiu o carro de uma mulher, que é filha de um concorrente de Klein no comércio de pedalinhos.

De acordo com a dona do automóvel alvejado, a negativa do empresário em repassar o dinheiro revoltou os criminosos. A vítima morreu no local, e o atirador subiu na garupa do comparsa a poucos metros do píer, com o dinheiro do caixa em mãos. A fuga, segundo a PM, foi feita pela Avenida Borges de Medeiros, em direção a Botafogo. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o crime e não descarta nenhuma hipótese.

“Foi premeditado, esperaram nossas viaturas irem embora para agir. E pararam a moto a 70 metros da câmera de segurança mais próxima. Ninguém viu muito bem o que aconteceu, na hora do crime só tinha os dois criminosos e o Hugo (na cena do crime)”, afirmou o major Douglas, coordenador do Lagoa Presente.

O horário de funcionamento da Árvore de Natal da Lagoa, símbolo que atrai milhares de pessoas semanalmente e movimenta o comércio local nesta época do ano, sobretudo o aluguel de pedalinhos, é de 20h às 2h da madrugada, de sexta a domingo. Entretanto, o Lagoa Presente, responsável pela segurança no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, atua das 6h à meia-noite, de acordo com o major.

Planejamento deve ser revisto

O coordenador admitiu que o Lagoa Presente, junto com a Polícia Militar, deve rever o planejamento para 2019, a fim de evitar que casos como esses ocorram novamente.

“Nós veremos com a Polícia Militar uma forma de remanejar os agentes de uma forma que cubra o horário de meia-noite às 2h da manhã”, declarou.

No São João Batista, além da viúva, o filho do empresário também falou com a imprensa.

"Obrigado por terem vindo, obrigado a todos”, disse Hugo Klein Filho, de 40, logo após o sepultamento. 

(* Estagiário sob a supervisão do jornalista Lula Pellegrini)

Você pode gostar