Concurso do Senac RJ busca reconhecer novos talentos na Moda - Divulgação
Concurso do Senac RJ busca reconhecer novos talentos na ModaDivulgação
Por O Dia

O setor de moda é um dos que mais empregam no Estado do Rio, segundo pesquisas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Por isso mesmo, fomentar este mercado é uma das diretrizes do Senac RJ, que realiza, neste ano, diversas ações. Entre elas, a primeira edição do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, que reúne alunos e ex-alunos da instituição competindo em quatro categorias: Criação, Costura, Modelagem e Produção de Moda.

A gerente de Moda do Senac RJ, Leana Braga, reforça que o foco tem sido na formação cada vez mais completa dos alunos e na preparação deles para o mercado de trabalho. “O concurso surge em um momento de reposicionamento da área de moda, estamos realizando algumas ações para fortalecer o curso e focamos também na empregabilidade. Queremos dar visibilidade maior e linkar com o mercado”.

Além do concurso, a gestora enumera as ações nesta nova fase do setor de moda. “Estamos com novos laboratórios de moda e equipamentos modernos, trazendo esse ambiente de mini-confecções, que é o que os nossos alunos vão encontrar no mercado de trabalho. Queremos que eles estejam realmente preparados para encarar as oportunidades que virão”.

Candidatos foram avaliados pelo capricho e acabamento na apresentação dos moldes - Divulgação

Outra ideia foi escolher um embaixador para a área. O eleito foi Vitorino Campos, premiado estilista, reconhecido por sua marca homônima e pela direção criativa à frente da Animale.

Com apenas 32 anos, ele chega à instituição para ampliar a qualidade do ensino de moda, inspirar novos talentos, chancelar novos cursos e participar de eventos educacionais. A parceria vem fortalecer e incentivar a criatividade como fonte de produção e inovação, além de contribuir para o crescimento do setor no Estado do Rio.

“Ele tem uma história interessante na moda, é um influenciador e um inspirador. Iniciou sua carreira muito jovem, com apenas 16 anos, e hoje é um profissional completo, tem conhecimento em modelagem, costura, business, marketing. Um comportamento que inspira os alunos, com foco em empreendedorismo e sustentabilidade”, garante Leana.

O concurso

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ teve 196 inscritos e acontece em duas etapas. Na primeira, que se encerrou no último fim de semana, foram escolhidos os pré-finalistas por meio de uma banca julgadora composta por instrutores e especialistas da área, entre eles Vitorino Campos. Até o dia 31 de agosto serão escolhidos os finalistas. A premiação acontece no dia 7 de novembro.

Na categoria Modelagem, os jurados avaliam coerência dos moldes ao descritivo da ficha técnica, informações contidas nas partes do molde e piques necessários, capricho e acabamento na apresentação dos moldes, limpeza e organização do ambiente de trabalho. Para Costura, são levados em conta montagem da peça correspondente ao desenho e medidas da ficha técnica, conhecimento e manuseio do maquinário e equipamentos, qualidade no acabamento e limpeza da peça, caimento da peça pronta, montagem, limpeza e organização do ambiente.

Na categoria Criação avaliam-se criatividade, originalidade, contemporaneidade, coerência com o tema proposto, adequação comercial e qualidade do produto final. Para Produção de Moda serão julgados adequação ao tema da coleção proposta, criatividade e qualidade do moodboard proposto (montagem e acabamento, styling, edição e produção de moda do desfile apresentado). Serão ainda reconhecidos dentre os finalistas um designer e um produtor de moda por mérito e excelência, sob critérios de compromisso com prazos e profissionalismo.

Trabalhos apresentados pelos candidatos devem traduzir a identidade da moda carioca - Divulgação

Leana Braga esclarece que, para as categorias Modelagem e Costura, serão escolhidos seis finalistas, cada. Os participantes passaram por provas práticas no último sábado (17). Para Produção de Moda e Criação, serão seis e três finalistas, respectivamente. “Para Criação, eles deverão apresentar uma mini-coleção. Para Produção de Moda, vão produzir desfiles de marcas que já existem”.

A gestora destaca a diversidade carioca na criação. “Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deverão traduzir o que é a identidade da moda carioca, que vai além dos clássicos pontos turísticos, extrapolando os limites do Calçadão de Copacabana. Um Rio de Janeiro que abraça as pluralidades e que tem na sua diversidade um marco do seu encanto”, completa a Leana.

 

Você pode gostar
Comentários