Material apreendido na ação - Reginaldo Pimenta
Material apreendido na açãoReginaldo Pimenta
Por Thuany Dossares
Rio - A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) acredita que um grupo de milicianos que atua no município de Nova Iguaçu seja o responsável por, pelo menos, dez assassinatos nos últimos três meses. A especializada realizou, na manhã desta terça-feira, uma operação para cumprir 68 mandados de busca e apreensão, direcionados a integrantes e endereços da organização criminosa.

As investigações começaram há cerca de três meses, após a DHBF perceber um aumento na incidência de homicídios, principalmente, nos bairros Gerenciano e Miguel Couto, segundo o delegado Moyses Santana, diretor da delegacia.

Durante a apuração das circunstâncias dessas mortes, os agentes conseguiram descobrir que os executores cometiam diversos crimes de extorsão. Segundo as investigações, a organização é liderada pelo miliciano Mário Barbosa Marques Júnior, conhecido como Van Damme, que está foragido, e possui cerca de 20 integrantes.

“Percebemos que de junho para setembro houve um aumento no número de homicídios naquela região e, então instauramos um inquérito. Durante as investigações, percebemos que a organização criminosa também explorava serviços ilegais de segurança, gatonet, mototáxi, água, gás. As vítimas do grupo seriam traficantes, simpatizantes do tráfico e pessoas que se recusavam a aceitar as ordens por eles impostas, não pagavam a extorsão”, explicou o delegado Moyses Santana.

Galeria de Fotos

Material apreendido na ação Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Delegado Moyses Santana Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Material apreendido na ação Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Material apreendido na ação Reginaldo Pimenta / Agência O Dia


O diretor da DHBF disse que agora será instaurado um novo inquérito para descobrir quanto os milicianos lucravam com as extorsões cometidas em Gerenciano e Miguel Couto. Ainda segundo a polícia, existe uma conexão entre os milicianos de Nova Iguaçu e os da cidade de Belford Roxo que atuam nos bairros Babi e Nova Aurora.

Na operação desta terça-feira, a Polícia Civil prendeu dois homens e uma mulher, em flagrante, apreendeu quatro pistolas, duas espingardas, uma réplica de pistola e munições. Além disso, os agentes encontraram diversas roupas camufladas, um boné da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sirene e caderno com anotações financeiras da milícia.