Por O Dia

Os cinco jovens que denunciaram terem sido agredidos em um bar na Pedra do Sal, na Saúde, prestaram depoimento ontem na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na Lapa. A agressão teria ocorrido na madrugada do último sábado. O local, conhecido como Pequena África, é representativo da cultura afro-brasileira no Rio e reconhecido como patrimônio cultural da cidade.

"Por sermos pessoas negras em um local que historicamente tem importância para o movimento negro, a gente não se sentir confortável no nosso espaço é horrível", afirmou Andrea Bak, uma dos cinco jovens agredidas. Ela contou que foi espancada com uma barra de ferro na cabeça e levou um soco no olho.

Ontem, durante o depoimento na Decradi, o grupo foi acompanhado por membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB. O procurador da comissão, Rodrigo Mondego, apontou que, além de indícios de racismo, o caso também apresenta intolerância com a comunidade LGBT e avalia se tratar de um caso de linchamento.

Um funcionário do bar procurou ontem a 4ª DP (Praça da República) para fazer registro de lesão corporal.

 

Secretaria dá ajuda ao grupo
Publicidade
O depoimento dos cinco jovens foi acompanhamento por integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O objetivo é dar suporte durante o processo, com atendimento psicológico, político e jurídico.
"Eles tiveram um ato de coragem ao denunciar uma agressão sofrida injustamente, com um recorte racial e de gênero e, agora, eles estão enfrentando esse trauma", afirmou Semirames Khattar, integrante da Comissão.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários