No calçadão da Rua da Matriz, muita gente circula sem qualquer preocupação. Algumas até transitam pelo local sem máscara - Arquivo O Dia
No calçadão da Rua da Matriz, muita gente circula sem qualquer preocupação. Algumas até transitam pelo local sem máscaraArquivo O Dia
Por Aline Cavalcante
Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, os moradores estão assustados com o aumento de casos de covid. No bairro Vilar do Teles uma situação chamou atenção, somente na Rua Dr. Benedito Ultra, nas últimas duas semanas, quatro moradores morreram e um está internado com coronavírus. A cidade já tem 4.661 casos da doença confirmados e o 6º município com mais mortes, com 560 óbitos.

"Uma rua relativamente pequena e composta em sua maioria por moradores antigos, comerciantes da região, eram todos amigos. Uma tragédia. Dois desses vizinhos eram irmãos. O esposo desta outra vizinha que está internada também morreu de covid nos últimos dias. Estou triste e também preocupada, conhecia todas as pessoas que faleceram", relatou um morador que não quis se identificar.

Vilar dos Teles é o bairro de São João de Meriti que concentra o maior número de casos. Até o momento foram confirmados 257 pessoas com coronavírus e 56 óbitos. O Centro aparece em seguida com 228 casos e 49 mortes. Logo após vêm os bairros de Coelho da Rocha, Éden, Jardim Meriti, Jardim Metrópole, Agostinho Porto, São Mateus, Vila São João e Tomazinho.
Número de casos de covid na Rua Dr. Benedito Ultra assusta moradores - Reprodução Google
Número de casos de covid na Rua Dr. Benedito Ultra assusta moradoresReprodução Google


O morador da rua de que teve quatro perdas por causa do coronavírus criticou a atuação da prefeitura no combate ao vírus na cidade.
"É uma rua pequena, em um bairro importante. Se aqui que tem mais visibilidade está sendo tratado desta forma, imagine em bairros mais periféricos. Foram quatros mortes em um curto período, em uma mesma rua. Não houve rastreamento dos casos por parte da Secretaria de Saúde. Penso que deveria haver um rastreamento das pessoas que tiveram contato e testagem. A cidade está com muitos casos e poucos leitos".

O número de leitos disponíveis é realmente preocupante. Atualmente 86,7% dos leitos para pacientes de covid-19 ocupados. Somente nos últimos sete dias, o município registrou 110 novos casos e 16 mortes por coronavírus.

A Prefeitura de São João de Meriti disse que todas as medidas estão sendo tomadas para conter os casos de covid e que realizou a inauguração do Hospital Municipal de São João de Meriti e está reforçando ainda mais o atendimento na UPA de Jardim Íris.
Publicidade
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas que estiverem com sintomas gripais mais brandos, podem procurar os postos de saúde e fazerem os testes de covid-19, caso os sintomas já tenham se manifestado há 10 dias.