Após temporal, volume de chuva no Rio reduz durante a tarde deste sábado
De acordo com a última atualização do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), a precipitação foi mais intensa na período da manhã
Por O Dia
Rio - Uma forte chuva, causada pela vinda de umidade do Oceano Atlântico, afetou a cidade do Rio de Janeiro, desde a manhã deste sábado (2), provocando diversos alagamentos e bolsões d'água em vários pontos da capital. De acordo com a última atualização do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o temporal foi mais intenso na período da manhã e, neste momento, a intensidade das chuvas foi reduzida. No entanto, ainda segundo o COR, a expectativa para o restante do dia é de que a precipitação siga de moderada a forte em pontos isolados.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), postou um vídeo, em sua conta no Twitter, alertando a população carioca para a possibilidade de novas chuvas nas próximas horas. Ele aproveitou também para pedir que as pessoas tentem não sair de suas casas durante o temporal. "Eu peço aqui a todos os cariocas que, naquelas áreas onde tiver a ocorrência de chuvas fortes, por favor, evitem se deslocar. É melhor esperar tudo acalmar", disse ele.
De acordo com informações do Sistema Alerta Rio, a chuva teve início por volta das 8h, em Santa Teresa, na região central da capital, mas com pouco volume de água. Duas horas depois, devido ao registro acima de 5mm em 15 minutos no Jardim Botânico (15,6mm), Sepetiba (9,4mm) e Grota Funda (16,8), o município entrou em estágio de atenção. A cidade já estava, inclusive, em estágio de mobilização desde quinta-feira (31), no último dia de 2020.
Publicidade
Interrupção do BRT e acionamento de sirenes
O intenso temporal que atingiu o Rio também resultou na interrupção de atividades do BRT, por conta da formação de alagamentos na via. De acordo com um comunicado da empresa, o corredor Transcarioca foi temporariamente interrompido na altura de Campinho. Do Galeão até Madureira/Manaceia, os serviços seguem, por hora, funcionando, mas os intervalos estão irregulares. E no corredor Transoeste, o trecho entre Pingo d’Água e Santa Cruz continua, até o momento, fora de operação.
Publicidade
Além dos transtornos no BRT, sirenes também foram atividades em comunidades do Rio. Por causa do elevado índice pluviométrico durante a manhã deste sábado, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), resolveu acionar 21 alertas sonoros em nove locais, que apresentavam alto risco geológico: Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto.
O Centro de Operações Rio informou que, por conta da redução das chuvas, as sirenes já estão silenciadas.
Publicidade
Núcleos de chuva
De acordo com o Sistema Alerta Rio, no fim da tarde deste sábado, a região dos bairros de Anchieta e Madureira, na Zona Norte da cidade, podem sofrer com chuva moderada e provocar alagamentos nas proximidades. Isso porque núcleos de precipitação que atuavam na área ganharam intensidade e podem resultar em novos alagamentos e bolsões d´água.
Publicidade
Além disso, outro núcleo, atuante, desta vez, na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, na Zona Oeste, também tem possibilidades de ocasionar chuva moderada nas localidades vizinhas.
Confira abaixo como está a situação de alagamentos/bolsões d´água no Rio:
Publicidade
Em andamento:
- Av. Epitácio Pessoa na altura da R. Carvalho Azevedo
- R. Domingos Lopes na altura da R. Maria Lopes
- Enseada de Botafogo, na altura da churrascaria Fogo de chão
- Estr. da Pedra, altura do n° 2036
- Buraco do Lacerda, no Jacaré
- Estr. das Canoas na altura do número 755
- Av. Borges de Medeiros na altura do Parque dos Patins
- Av. Brasil na altura do Trevo das Missões
- Av. das Américas na altura da Av. Guignard, no sentido Zona Sul
- Rua Visconde de Abaeté na altura da Rua Torres Homem
- Av. Mem de Sá, na altura do número 349
Já escoados:
Publicidade
- Estrada Lagoa-Barra, na entrada do Túnel Zuzu Angel
- Estrada Lagoa-Barra, na altura do Gávea Golf Clube
- Estr. da Pedra na altura do n° 2036
- Av. Epitácio Pessoa na altura da R. Carvalho Azevedo
- R. Vinte e Quatro de Maio na altura da R. Bela Vista
- Av. Ernani Cardoso na altura da R. Padre Telêmaco
- Av. Ayrton Senna na altura do mercado Assaí
- Av. Ayrton Senna na altura do número 4.220
- Estrada Lagoa-Barra, em diferentes pontos
- Av. Epitácio Pessoa na altura da Rua Vinícius de Moraes
- Estrada da Gávea, na Rocinha
- Av. Dom Helder Câmara, na altura do supermercado Guanabara
- Rua 24 de Maio, na altura da Rua Cônego Tobias
- Av. Epitácio Pessoa na altura do Corte do Cantagalo
- Rua Mário Ribeiro na altura da R. Ministro Raul Machado
- R. Dias da Cruz na altura da R. Ana Barbosa
- Rua Jardim Botânico, na altura do Parque Lage e na altura da Rua Pacheco Leão
- Rua Maria Lopes na altura da R. Padre Manso
- R. Conde de Bonfim na altura da Rua Uruguai
- Av. Dom Hélder Câmara, na altura da Rua Moreira (próximo do número 7.570)
- Avenida Borges de Medeiros com a Av. Epitácio Pessoa
- Av. Borges de Medeiros com a R. Saturnino de Brito
Previsão para este sábado e os próximos dias:
Publicidade
- Sábado: Mínima: 19°C Máxima: 27°C (chuva de moderada a forte) - Domingo: Mínima: 18°C Máxima: 27°C (chuva de fraca a moderada) - Segunda: Mínima: 28°C Máxima: 30°C (chuva de fraca a moderada) - Terça: Mínima: 19°C Máxima: 32°C (sem chuva) - Quarta: Mínima: 20°C Máxima: 34°C (chuva isolada)