Politica - Reuniao e coletiva de imprensa no Palacio da Cidade. O Prefeito Eduardo Paes, se reuniu na manha de hoje com secretarios no Palacio da Cidade. tambem participaram da reuniao, o governador em exercicio, Claudio Castro, Carlos Alberto Chaves, secretario estadual de saude e George Diverio, superintendente do ministerio da saude. Na foto, reuniao do prefeito Eduardo Paes com secretarios. - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Politica - Reuniao e coletiva de imprensa no Palacio da Cidade. O Prefeito Eduardo Paes, se reuniu na manha de hoje com secretarios no Palacio da Cidade. tambem participaram da reuniao, o governador em exercicio, Claudio Castro, Carlos Alberto Chaves, secretario estadual de saude e George Diverio, superintendente do ministerio da saude. Na foto, reuniao do prefeito Eduardo Paes com secretarios.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Yuri Eiras
Rio - O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, divulgou neste domingo (3) detalhes de como a Prefeitura irá seguir o Plano Nacional de Imunização produzido pelo Ministério da Saúde. O plano prevê cerca de 2,6 milhões de cariocas vacinados na primeira etapa, dividida em quatro subgrupos. O início da imunização ainda não tem data confirmada, mas a chance de a vacinação começar no fim de janeiro é 'altíssima', segundo Soranz.
O prefeito Eduardo Paes (DEM) se reuniu com o governador em exercício Cláudio Castro (PSC), neste domingo, no Palácio da Cidade, para tratar dos detalhes da imunização. Em entrevista após o encontro, o prefeito disse existe uma 'especulação' de que a distribuição pode começar no dia 20 de janeiro, coincidentemente Dia de São Sebastião, feriado na cidade.
Publicidade
"Amanhã (segunda-feira), o ministro Pazuello vai anunciar as datas do plano. Já ouvi inclusive a especulação de que seria dia 20 de janeiro. Seria uma bela homenagem ao Dia de São Sebastião, nosso padroeiro", afirmou Paes.
Perguntado sobre a divulgação das datas do plano nacional de imunização, o superintendente do Ministério da Saúde no Rio, George da Silva Divério, não quis confirmar a informação de Paes. "O ministério manifestou para o prefeito que deve anunciar as datas a partir de amanhã ou amanhã. Isso pode ter vindo de uma conversa direta com o ministro Pazuello, não posso garantir porque não tenho essa informação. Mas pela evolução dos acontecimentos, acredito que possa ser", disse.
Publicidade
Apesar de não ter data oficial confirmada, o Plano Nacional de Imunização já tem ordem de prioridade. Confira:
1ª fase: idosos acima de 75 anos de idade; trabalhadores da saúde; indígenas, idosos em instituições de longa permanência, como asilos.
Publicidade
2ª fase: idosos na faixa etária de 60 a 74 anos.
3ª fase: pessoas com comorbidades
Publicidade
4ª fase: professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; privados de liberdade.
Os 2,6 milhões de cariocas vacinados nesta primeira etapa representam pouco mais de 30% do total de habitantes da cidade (6,7 milhões) -  serão necessárias 5.095.910 doses nesta fase, já que a vacina será administrada em duas doses. Para chegar ao quantitativo, a secretaria de Saúde fez uma planilha com o total de idosos que vivem no Rio: são 811.235 idosos acima de 75 anos; 2.181.861 idosos na faixa etária de 60 a 74 anos; 10.892 idosos em instituições de longa permanência.
Publicidade
Também há no município 545.197 trabalhadores da saúde; 97.225 professores; 92.205 profissionais das forças de segurança e salvamento; 991 funcionários do sistema prisional; 48.708 presos; e 339 indígenas.
Detalhamento da vacinação na capital fluminense foi divulgado neste domingo - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Detalhamento da vacinação na capital fluminense foi divulgado neste domingoReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Publicidade
Capital terá 450 pontos de vacinação
Sobre a vacinação no Rio, o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que serão 450 pontos de aplicação das doses espalhados pela cidade, a maioria deles em Clínicas da Família.
Publicidade
"Se não fosse a Clínica da Família, seria muito difícil. São 10,5 mil profissionais de saúde envolvidos. Não é nada simples", declarou Soranz. "O calendário vai ser divulgado pelo programa nacional de imunização. A nossa expectativa é que se inicie no fim de janeiro. Esse calendário vai ser anunciado pelo Ministério da Saúde".
O governo do estado já tem em estoque oito milhões de seringas e fez a encomenda de outras oito milhões. "Eu disse que o Rio estaria preparado para o plano nacional de imunização. Já chegaram oito milhões de seringas e em janeiro chegam mais oito milhões. Nós já teremos as seringas todas, e o material todo na primeira fase. O Rio vai estar completamente preparado. Se a vacinação começasse na quarta-feira, estarámos 100% preparados", disse o governador em exercício Cláudio Castro.
Publicidade
Na próxima segunda-feira (4), autoridades federais devem se reunir com representantes da indústria farmacêutica para negociar outros itens necessários para a imunização. "O secretário de Atenção Primária estará amanhã no Rio de Janeiro para se reunir com indústrias farmacêuticas para tratar de problemas como aquisição de luvas, seringas, agulhas. Nenhum tipo de intercorrência deve prejudicar a vacinação. A força do SUS está na nossa união", comentou o superintendente do Ministério da Saúde no Rio, George da Silva Divério.
Paes se reuniu seu secretariado e Cláudio Castro na manhã deste domingo - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Paes se reuniu seu secretariado e Cláudio Castro na manhã deste domingoReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Publicidade