Chuva chega ao estado do Rio nesta sexta-feira - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Chuva chega ao estado do Rio nesta sexta-feiraDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A chuva que estava prevista para cair no Rio de Janeiro nesta sexta-feira já chegou para alguns bairros. É o caso da Ilha do Governador, Jacarepaguá, Santa Teresa, Penha, Saúde, Méier, Laranjeiras, Grajaú, Urca, entre outros. De acordo com o Alerta Rio, a chuva pode ser moderada a forte em alguns locais. Isso se dá devido a aproximação de uma frente fria para todo o estado. 
Ainda nesta sexta, poderão ocorrer raios e ventos moderados (entre 18,5km/h e 51,9km/h) e fortes (entre 52km/h e 76km/h). 
Publicidade
Um sistema de alta pressão no oceano e uma massa de ar quente mantiveram o calor durante vários dias na cidade do Rio, impedindo tanto a chegada de frentes frias quanto a formação de nuvens de chuva sobre o município. A máxima registrada nesta quinta-feira (4) foi de 41,3°C, em Guaratiba, na Zona Oeste, enquanto a prevista para este sábado (6) é de 28°C.
"A chuva nesta sexta-feira começa com pancadas, tanto na madrugada quanto na manhã, mas em pontos isolados. A partir da tarde, ganha mais força, passando a ser moderada a forte. A partir da manhã de sábado, a chuva forte começa a diminuir de intensidade, passando a ser fraca até o final do sábado. Já no domingo, a chuva vai ser apenas fraca em alguns pontos", explicou a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff.
Publicidade
Confira a previsão para os próximos dias
No sábado (6), a passagem desta frente fria pelo oceano ainda manterá o tempo instável no Rio, com céu nublado a encoberto e chuva fraca a moderada ao longo do dia. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova, em média, 35 mm neste dia. As temperaturas caem, com máxima prevista de 28°C.
Publicidade
No domingo (7) e na segunda-feira (8), o tempo continuará instável no Rio devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente, com predomínio de céu nublado, mas com diminuição da intensidade da chuva. A previsão é de chuva fraca, isolada, a qualquer momento do dia. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova em torno de 10mm, em média, em cada um destes dias.
Por volta das 19h30 foi escoado o bolsão d'água que havia na Rua Professor Eurico Rabelo, na altura da Rua Artur Menezes, no bairro Maracanã. Em Maguinhos, na Zona Norte, equipes da prefeitura também trabalhavam para escoar a água das ruas que estavam alagadas. Outros escoamentos também aconteceram no Itanhangá, Guaratiba, Ilha do Governador, São Cristóvão, Irajá, Vila Isabel, entre outros bairros. 
Publicidade
Recomendações em casos de alagamento
. Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;
. Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;
. Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos
sob a água, além de risco de doenças;
. Não fique próximo à beira de córregos e rios;
. Nunca force a passagem de carros em vias alagadas.