Paulo Thiago morreu, aos 75 anos, no Rio de Janeiro, após parada cardíacaReprodução

Por O Dia
Rio - Um ícone da cinematografia brasileira, Paulo Thiago Ferreira Paes de Oliveira faleceu, aos 75 anos, na madrugada deste sábado (5). O cineasta morreu após sofrer uma parada cardíaca em consequência de uma doença hematológica, de acordo com informações do "G1". O diretor e produtor estava internado desde o dia 7 de maio no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Paulo Thiago deixa a esposa, Gláucia Camargo, e dois filhos, Pedro Antonio e Paulo Francisco. O cineasta nasceu em Aimorés, no estado de Minas Gerais, no dia 8 de outubro de 1945. Aos cinco anos de idade, se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursou Economia e Sociologia Política na PUC.
Publicidade
Paulo desenvolveu a paixão pelo cinema ainda em seus dias de universitário, o que levou o mineiro a produzir seu primeiro documentário em 1969, "A criação literária de João Guimarães Rosa", que chegou a ser premiado no Festival de Santarém, em Portugal. No ano seguinte, o cineasta retornou a sua terra natal para produzir seu primeiro longa-metragem, "Os Senhores da Terra", também reconhecido internacionalmente.
Em sua filmografia, também consta "Sagarana, o Duelo", de 1974, que recebeu indicação ao Urso de Ouro do Festival de Berlim. Como produtor, Paulo Thiago atuou em filmes como "Aparecida, O Milagre" (2010), de Tizuka Yamasaki, e "Beijo na Boca" (1986), de Euclydes Marinho.
Publicidade
O artista também presidiu o Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual do Rio de Janeiro (SICAV). Entre suas obras mais recentes estão "A última chance" (2017), "Doidas e santas" (2015) e "Coisa mais linda" (2005).