Anúncio foi feito pelo secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius CordeiroFoto: Arquivo Ciclovivo

Rio - O município do Rio vai ganhar seu primeiro hospital veterinário público em 2022. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo prefeito Eduardo Paes em agenda com o presidente da comissão permanente de defesa dos animais da câmara, vereador Luiz Ramos Filho (PMN), no centro de controle de zoonoses, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

"Obrigado, prefeito Eduardo Paes, por ter atendido ao nosso pedido! agradeço ao prefeito por ser sensível à nossa causa, a causa dos animais!! A população mais carente não tem condições nem de tratar da própria saúde, muito menos da saúde dos animais. É o urgente a inauguração deste hospital veterinário. O Rio não pode ficar para trás", afirmou Luiz Ramos Filho.
O prefeito anunciou que as obras já começam no ano que vem. A unidade municipal vai oferecer atendimento ambulatorial, medicamentos e vai fazer cirurgias.
"O número de animais abandonados vem crescendo muito. E muitos tem zoonoses. Todos sabemos que o aumento dos animais nas ruas e um sério problema é por isso, além do controle, precisamos cuidar daqueles que ficam doentes para evitar que pragas e outras doenças se espalhem", disse o prefeito. "No hospital a prefeitura vai disponibilizar atendimento clínico e cirúrgico, vacinação e remédios", completou.
Luiz Ramos filho lembrou que, durante a pandemia, quintuplicou o número de animais abandonados.
"As pessoas perderam renda e muitas acabaram abandonando seu animal. O poder público precisa ajudar estas pessoas a cuidarem de seus bichos, e ajudar também as protetoras, porque sai muito mais caro para a prefeitura cuidar de todos estes animais que estão pelas ruas".