Estação de Tratamento de Água do GuanduCosme Aquino / Cedae

Rio - O governo do estado do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta quinta-feira, o projeto Verão Guandu 2022, conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Cedae, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com intervenções de curto, médio e longo prazos, as ações não se restringem ao verão 2021/2022, mas devem assegurar fornecimento de água de qualidade para os próximos anos.
Entre as ações anunciadas, destacam-se a implantação de Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) na Baixada Fluminense para diminuir a poluição dos rios Poços, Queimados e Ipiranga e o aumento do volume de bombeamento do rio Guandu para as lagoas próximas à estação de tratamento.
Além de melhorar a qualidade da água captada, será possível renovar a água e reduzir os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina (fenômeno causado pela presença de nutrientes, calor e água parada, com maior incidência no verão).
Falta d'água antes da hora
Nesta quinta-feira, a Cedae deu início à redução do fornecimento de água às 4h30 da manhã, 3h30 antes do que havia sido comunicado pela própria empresa. O presidente da companhia Leonardo Soares explicou que houve um erro entre a área técnica e o setor de comunicação interna, e pediu desculpas pela situação, que deixou moradores de diversos bairros sem água.
"A companhia pede desculpas à população e está revendo seus processos para que isso não ocorra novamente", disse Soares em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo.
A manutenção no sistema, programada para ocorrer das 8h às 20h, faz parte da preparação da companhia para o aumento do consumo durante o verão e ocorre todos os anos. Para suprir a demanda de hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais, a Cedae organizou um esquema especial de carros-pipa. Clientes da Cedae também podem pedir o abastecimento pelo telefone 0800-282-1195.